Em 21 de setembro de 2015 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí
Alunos dão aula na final da Olimpíada da História de Itaboraí

Foi bastante emocionante a disputa final da Olimpíada de História de Itaboraí  - foto Sandro Giron (1)Desenvoltura, espírito de equipe e domínio de fatos que marcaram o passado. Essas foram apenas algumas das habilidades e conhecimentos que os alunos da rede municipal de ensino de Itaboraí tiveram de demonstrar na final da 2ª Olimpíada de História da cidade. O encerramento da competição mobilizou pais, professores e cerca 200 estudantes na última sexta-feira (18), no salão de eventos do Esporte Clube Comercial, no Centro da cidade.

A competição, organizada pela subsecretaria de Tecnologias Educacionais, contou com seis finalistas. Na última etapa, eles tiveram o conhecimento sobre a cidade avaliado em prova escrita. Outros pontos extras foram obtidos por meio da apresentação de peças teatrais, gincanas e um jogo com perguntas e respostas.

“Chegar até a final não foi fácil. Antes, os alunos passaram por quatro etapas eliminatórias, todas realizadas online. Nas fases iniciais, 775 alunos estavam na disputa. Porém, só seis grupos de quatro alunos chegaram à final. Todo esse resultado mostra o quanto a competição vem crescendo e contribuindo para valorizarmos aquilo que faz parte de nós: a nossa história. Esse é um sinal de que estamos no caminho certo”, reforçou Susilaine Duarte, secretária municipal de Educação e Cultura.

Susilaine acrescentou ainda, que já está em avaliação a realização da 3ª edição do projeto.

Os quatro alunos vendedores da Escola Municipal Jornalista Alberto Torres receberam um videogame Xbox cada, doado por empresas parceiras, além de medalhas e livros.  Já a professora orientadora dos estudantes ganhou um projetor, enquanto a escola recebeu um DVD Player e livros para a biblioteca. O segundo e o terceiro de grupo com maiores pontuações também ganharam prêmios.

“O primeiro ano da olimpíada foi um sucesso. Por isso, resolvemos realizar a edição deste ano. Mais uma vez, a competição superou nossas expectativas. Devido ao sucesso, professores de outras disciplinas estão solicitando uma atividade parecida, porque isso vem reforçando o conhecimento adquirido na sala de aula”, afirmou Sirlene Freitas, subsecretaria de Tecnologias Educacionais.

Seis equipes chegaram a final da Olimpíada de História de ItaboraíVencedores estudam mais

Além de vencer a disputa, a Escola Municipal Jornalista Alberto Torres conquistou o quarto lugar com outro grupo de alunos. No ano passado, a unidade também ficou bem posicionada na competição, ocupando o segundo lugar. Para a diretora da unidade, o bom desempenho dos alunos na competição tem um motivo: a união dos profissionais

“A gente vê o aluno como um amigo do professor e dos funcionários. Acho que é isso que vem fazendo a diferença. Acreditamos no potencial deles, eles confiam no nosso esforço e tudo vem dando certo”, diz a diretora, orgulhosa pelo resultado.

Filha de uma dona de casa e um eletricista, a aluna Letícia Calvet, de 13 anos, conta que para vencer a competição a equipe passou quase 10 horas dentro escola. Todo esse esforço, segundo ela, valeu a pena.

“É uma sensação indescritível. A gente estudou, se esforçou e mesmo assim não acreditamos muito que poderíamos vencer a competição, porque sabemos o quanto todos também se preparam para isso”, diz Letícia.

Já para Vitor Hugo da Silva, de 14 anos, a competição foi um ensaio para as avaliações que enfrentará no futuro.

“Em quase tudo há uma prova em que temos que nos superar. Isso aqui foi uma espécie de teste para gente. Fico feliz por sermos reconhecidos”, afirma Vitor.

Competição

A Olimpíada é disputada por estudantes do 6º ao 9º ano da rede municipal de ensino em cinco fases, sendo as quatro primeiras online. As atividades envolvem tarefas e questões objetivas e discursivas, com conteúdo preparado especialmente para elas. As escolas disponibilizam laboratórios de informática para reunião e acesso dos alunos.

Esse ano, o evento envolveu 755 pessoas, divididas em 155 equipes, cada uma com quatro alunos e um professor orientador. Na plataforma digital (http://olimpiadaitaborai.com.br/), os estudantes encontraram textos para pesquisa e vídeo-aulas produzidas por professores do próprio município.

©2018 - Desenvolvido por Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável