Em 23 de outubro de 2015 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí
Trânsito na Av. 22 de Maio muda com avanço das obras de revitalização
FacebookTwitterGoogle+LinkedInEmailShare
Obras da 22 de Maio - FOTO EDMILSON DOMINGOS (21)Motoristas que circulam pela Avenida 22 de Maio, principal via de Itaboraí, já podem utilizar o novo trecho asfaltado que faz parte das obras de revitalização da principal via da cidade. Após concluir a pavimentação dos primeiros 600 metros entre os bairros Esperança (Reta) e Venda das Pedras, o local está provisoriamente em mão dupla, enquanto os operários iniciam os trabalhos de preparação do outro lado da pista, que também receberá o asfalto.

Operadores da Secretaria Municipal de Transportes orientam o tráfego no local. Para evitar acidentes, a velocidade máxima dos veículos está fixada em 40 quilômetros por hora. Durante a semana, a prefeitura de Itaboraí irá instalar sinalizadores noturnos para facilitar a circulação dos automóveis.

Com a nova faixa já isolada, cerca de 50 operários trabalham na remoção do asfalto antigo. Em seguida, o solo será preparado e as redes de drenagem existentes interligadas. Todo esse processo deve durar três semanas, até que se inicie o banho de piche, conforme explicado por Milton Almeida, engenheiro civil responsável pela execução dos trabalhos.

“A nossa expectativa é entregar esse trecho de 1,2 km, que corresponde à primeira etapa da revitalização, até o final de dezembro. Para isso, vamos trabalhar simultaneamente na pavimentação da pista da direita, e na construção da ciclovia e das calçadas”, disse Milton.

Enquanto isso, outra equipe também conclui os últimos detalhes que faltam para que se possa iniciar o asfaltamento dos 600 metros restantes da pista da esquerda, em que a metade foi pavimentada na última semana. Caso não chova, todo o trecho será concluído nesta sexta-feira (23).

Cronograma

Satisfeito com o andamento das obras, o prefeito de Itaboraí, Helil Cardozo, tem acompanhado de perto todos os detalhes da revitalização. Nesta quinta-feira (22), ele conversou novamente com moradores e comerciantes sobre cada fase da obra.

“Mesmo diante da queda de arrecadação, nós temos nos esforçado para garantir que os recursos conquistados através de emendas não sejam perdidos. E justamente por serem verbas ditas ‘carimbadas’, não podem ser utilizadas para outras finalidades”, disse Helil.

Cópia de MISAEL DE PAULA, BORRACHEIRO - FOTO EDMILSON DOMINGOS (2)Enquanto a pavimentação ocorre em ritmo acelerado no primeiro trecho entre a rotatória do bairro Esperança e a ponte de Vendas das Pedras, os trabalhos de drenagem da segunda etapa, que vai da ponte até a entrada da Praça Alfredo Serrano Marins, seguem avançando.

Para Misael de Paula, de 46 anos, que trabalha e reside na região há 27 anos, o cenário da região já começa a mudar com a obra.

“Isso aqui era muito feio, tinha muita poeira e, quando chovia, muita lama. Não tinha asfalto. Acho que todo mundo está ganhando com isso”, afirma o morador, que acompanha diariamente a rotina dos operários na Avenida.

Revitalização

As obras da Avenida 22 de Maio são fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Itaboraí e o Governo do Estado, por meio do Programa Somando Forças. Os trabalhos estão orçados em R$ 186 milhões. A previsão de conclusão de todas as etapas é em 16 meses. Ao todo, a via tem 9 quilômetros de extensão.

Além de nova pavimentação, a via terá trechos duplicados e ganhará equipamentos modernos de iluminação com fiação subterrânea, áreas de lazer, acessibilidade, ciclovia, ponte, passarela e a construção de uma grande praça em Joaquim de Oliveira, com um centro de convenções.
©2018 - Desenvolvido por Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável