Em 7 de fevereiro de 2017 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí
Defesa Civil realiza controle de possíveis desastres naturais
FacebookTwitterGoogle+LinkedInEmailShare

32366869890_ff52c38d0a_zCom o objetivo de manter a cidade com controle de possíveis desastres causados pelas chuvas de verão, a subsecretaria de Defesa Civil vem realizando desde meados de janeiro, a fiscalização dos rios e áreas de risco de Itaboraí. A ação inclui também o monitoramento diário das chuvas na região por meio do Centro Estadual de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN).

Segundo o subsecretário e Major dos Bombeiros, Marlon Pina, bairros como Engenho Velho, Três Pontes, Iguá, Ampliação e Itambi, que são considerados os mais críticos, já foram visitados. O trabalho está sendo realizado em parceria com a Secretaria de Obras e Serviços Públicos, que vem fazendo o trabalho de limpeza manual das encosta dos rios.

“Estamos trabalhando de forma intensiva. Em Itambi, por exemplo, o rio estava há cinco anos sem limpeza. Isso é muito grave. Também estamos preparando um grupo, em um aplicativo de celular, para ligar os presidentes de associações de moradores com a equipe da Defesa Civil. Isso vai agilizar bastante o trabalho em caso de alguma emergência”, afirmou o Major.

Futuros projetos

A subsecretaria de Defesa Civil, em parceria com a Secretaria de Educação, está em fase de preparação do projeto “Defesa Civil nas Escolas”, que vai proporcionar às crianças e adolescentes acima do sexto ano, cursos na área de primeiro socorros, prevenção de enchentes e acidentes domésticos e como proceder em caso de emergência. O projeto vai contar também com palestras de profissionais das áreas militares.

“Além de preparar nossas crianças para evitarem acidentes naturais, estamos também pensando no futuro delas, apresentando profissões saudáveis alternativas com a realidade de violência que muitas delas vivem”, afirmou Marlon Pina.

©2018 - Desenvolvido por Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável