Em 10 de fevereiro de 2017 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí
Obras busca solução para rede de esgoto irregular de Venda das Pedras
FacebookTwitterGoogle+LinkedInEmailShare

IMG_2005A Secretaria de Obras de Itaboraí começou, no início dessa semana, um trabalho de reestruturação da rede de esgoto, que corta terrenos particulares em Venda das Pedras, na Rua Comandante Ari Parreiras. Esse é um problema antigo do local, que começou com a autorização irregular para a construção de casas em cima da rede e hoje os moradores estão sofrendo com a deteriorização das manilhas pelo tempo e afundamento dos terrenos e edificações do local. O secretário de Obras Clovis Thomé está buscando uma solução definitiva para o local.

Após ver o seu quintal afundar pela terceira vez, a moradora Vânia Cristina, que está no local há 16 anos e já comprou a sua casa nessa situação, disse que vem lutando há muitos anos pra resolver isso. Toda vez que chove muito, a rede estoura, e ela vê um pedaço de sua propriedade afundar.

“Venho sofrendo há muitos anos, é muito ruim você ver o seu terreno abrindo buracos toda vez que chove. Dessa vez aconteceu no dia 30 de dezembro, eu nem estava em casa. Meu filho me ligou e eu fiquei muito nervosa. No dia 02 de janeiro fui a Prefeitura e expliquei o meu problema, e imediatamente o secretário se colocou a disposição e está há dias aqui trocando as manilhas. Sei que o problema não é dessa gestão, foi algo irregular que foi feito há anos atrás, mas estou muito satisfeita com a atenção, o trabalho e a disposição que todos tem demonstrado em resolver essa situação”, disse a moradora.

Segundo Clovis Thomé, há uma rede de domínio público passando em uma rede particular e está danificada pelo tempo de uso. Essa construção é irregular, mas independente disso a responsabilidade da manutenção é da Prefeitura.

“Verificamos nos cadastros e essa rede não deveria estar passando por aqui, mas para não fechar a passagem do esgoto temos que dar manutenção dentro de uma propriedade privada. Hoje estamos fazendo a conservação, mas já existe um projeto em andamento para a construção de uma nova rede de esgoto contornando as residências e indo pela rua até chegar ao ponto de desague”, afirmou o secretário.

Clovis acrescentou que esse é um dos projetos a serem realizados ainda nessa gestão e para isso vem buscando recursos.

Os moradores do condomínio Vivendas, também sofrem com essa situação, o salão de festa do empreendimento teve que ser reconstruído, já que depois de uma forte chuva teve o seu piso totalmente afundado. A síndica do local Elizelda Carvalho disse que todos ficam receosos de estourar tudo de novo e afundar as casas também, mas diz estar esperançosa com o novo governo.

“Apesar da preocupação estamos confiantes com esse novo governo, que mesmo no início da gestão está preocupado com esse problema que já está aqui há anos e ninguém se mexia. Vamos ficar muito felizes assim que ver essa situação resolvida”, disse Elizelda.

©2018 - Desenvolvido por Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável