portal de itaboraí servidor ouvidoria suporte ao servidor 2° via iptu 2017
publicada em 21 de fevereiro de 2017 por Prefeitura de Itaboraí
Quase mil pessoas participaram da “Corrida e Caminhada UFF 2017” em Itaboraí

32888881611_6ae174d4ec_zItaboraí recebeu, no último domingo (19/02), na tradicional via da cidade, a Avenida 22 de Maio, a “Corrida e Caminhada UFF 2017- Circuito Itaboraí”, uma parceria com o Ministério do Esporte, realizado pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Prefeitura de Itaboraí e com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

Segundo a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil de Itaboraí, juntamente com a organização do evento, cerca de 540 pessoas participaram da corrida, que teve largada às 7h, e mais 200 inscritos pela caminhada, com largada às 9h. No total, quase mil pessoas, entre participantes, amigos, competidores e familiares estiveram na Praça São Pedro, local de chegada dos competidores. Além de 100 crianças do projeto “Brincando com Esporte”.

“O importante é trazermos mais eventos como este, que contribuam para a saúde, lazer e entretenimento desta cidade. Essa é uma das prioridades do nosso prefeito, Dr. Sadinoel Souza.”, disse o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Social, Wanderson Dias.

Representando o ministro do Esporte, Leonardo Picciani, o secretário nacional do Ministério do Esporte, Leandro Cruz agradeceu aos parceiros envolvidos no evento e elogiou a participação da população de Itaboraí. “Nosso objetivo não é formar atletas, e sim mudar a rotina e qualidade de vida do povo de Itaboraí com este tipo de atividade. O evento fala por si só, pois leva a prática de esportes para crianças, adultos e idosos”, disse Leandro.

32859420632_20a25199a3_zO primeiro colocado do circuito, com o tempo de um pouco mais de 17 minutos, Messias Vargas, era só alegria. O atleta aproveitou a ocasião para parabenizar a organização da prova e solicitar mais eventos como este. Segundo ele, esta é a primeira vez que Itaboraí recebe um circuito com toda essa estrutura.

“Este evento é uma forma de alavancar o esporte na cidade. Praticar atividade física é saúde, quando você pratica, você está ajudando a eliminar as filas nos hospitais, pois melhora a pressão arterial, coração e outros benefícios. Parabéns a Prefeitura de Itaboraí por esta parceria, esse primeiro passo. Espero que tenhamos mais eventos como este, pelo menos umas três corridas por ano, para que possamos nos programar e treinar”, disse Messias, elogiando seu amigo e atleta, João Corredor, seu incentivador para começar a correr.

A moradora do bairro Rio Várzea, Fernanda Marrone foi a primeira colocada entre as mulheres. Em sua primeira corrida de rua, Fernanda decidiu participar para incentivar e correr junto com a galera. Ela deseja que assim como a UFF, outras instituições possam acreditar em Itaboraí e no esporte.

“Esse evento é muito importante, primeiramente porque é um incentivo a saúde. Vi pessoas se esforçando para completar a prova, é uma forma de incentivar as pessoas a saírem do sedentarismo. E estou mais feliz ainda porque não tive que ir para o Rio de Janeiro ou Niterói, a corrida veio até a mim, na minha cidade”, disse Fernanda.

32859420272_9b57852ec0_z (1)A organização da UFF ofereceu um serviço primordial aos participantes, com distribuição de água durante todo o percurso, que foi do bairro São Joaquim a Venda das Pedras. No ponto de chegada foram oferecidos ainda, isotônicos e frutas. Além de contar com fisioterapeutas e ambulância.

Os inscritos receberam um kit com camiseta, bolsa e boné. O trânsito foi fechado sem ônus aos motoristas, pela Guarda Municipal que atuou com cautela e segurança na proteção dos atletas. Todo o percurso da corrida e caminhada ocorreu tranquilamente, não havendo nenhuma ocorrência de acidente ou mal súbito.

acesso restrito