portal de itaboraí servidor ouvidoria suporte ao servidor 2° via iptu 2017
publicada em 23 de fevereiro de 2017 por Prefeitura de Itaboraí
Itaprevi oferece palestra sobre tabagismo a seus aposentados e pensionistas

32224229814_e353001c75_zO Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Itaboraí (Itaprevi) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa Municipal de Controle doTabagismo ofereceu nesta quinta-feira (23/02) uma palestra “Parar de fumar é possível”. O encontro fez parte do tradicional café da manhã, oferecido aos aposentados e pensionistas do Instituto, através do Programa Maturidade Saudável.

A psicóloga e coordenadora do Programa Municipal de Controle do Tabagismo, Júlia Costa falou sobre os riscos que o cigarro causa à saúde, e os benefícios ao deixar de fumar. A lista de males é extensa e assusta, por isso quanto mais cedo o tabagismo for abandonado, maior o ganho de saúde.

“Nós sabemos que é difícil deixar de fumar, mas não é impossível. Quero que sintam-se à vontade para nos visitar e participar do Programa de Controle do Tabagismo. Temos muitos casos de pessoas com dificuldades de largar o vício e que hoje não são mais fumantes. Além de melhorar a saúde, o paciente melhora a capacidade de sentir cheiro e sabor, o convívio com familiares e amigos, a questão financeira, dentre outros benefícios”, ressaltou Júlia.

32943124341_0ef04c734f_zA presidente do Itaprevi, Andréia Daumas agradeceu a presença de todos e a parceria com a Secretaria de Saúde. “O cigarro é algo que afeta muitas pessoas, as que fumam e as que convivem com fumantes. Repassem as informações obtidas nesta palestra para seus familiares e amigos, para que busquem ajuda. O programa de Tabagismo do município é gratuito e conta com profissionais qualificados”, disse Andréia.

Com um aparelho portátil, o oxímetro, a enfermeira do programa, Márcia Helena dos Santos aferiu a oxigenação do sangue e frequência cardíaca dos aposentados e pensionistas. O aposentado Gilson da Costa, 62 anos, realizou o procedimento e ficou feliz com o resultado.

“Eu nunca coloquei um cigarro na boca e lá em casa também não há ninguém que fuma. Estou com a saúde em dia graças a Deus”, disse o aposentado, que sempre participa do programa Maturidade Saudável do Itaprevi.

Os interessados em abandonar o vício do cigarro devem morar em Itaboraí e comparecer pessoalmente no Programa Municipal de Controle do Tabagismo, que fica localizado na Avenida Hermínio Moreira, s/nº, Centro (antiga sede da Secretaria Municipal de Saúde, ao lado do Posto de Saúde Prefeito Milton Rodrigues da Rocha), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

acesso restrito