portal de itaboraí servidor ouvidoria suporte ao servidor 2° via iptu 2017
publicada em 8 de março de 2017 por Prefeitura de Itaboraí
Prefeitura de Itaboraí inaugura escola em Vila Brasil

33151913852_09c6ab90e1_zCom um pouco mais de 60 dias de governo, a Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura inaugurou na tarde da última segunda-feira (06/03), a Escola Municipal Antônio Carlos Rodrigues Mororó, em Vila Brasil.

O prefeito de Itaboraí, Dr. Sadinoel Souza externou sua satisfação em inaugurar uma unidade escolar logo no início de sua gestão. Segundo o chefe do executivo, Educação e Saúde são suas prioridades no município.

“Enquanto inauguramos escolas, teremos uma cidade e um mundo melhor, pois a Educação é a base da evolução social do ser humano. Quero parabenizar pela escolha do nome da escola, eu sou suspeito para falar do Antônio Mororó. Estudamos juntos no Colégio Cenecista Alberto Torres, e ele sempre foi um cidadão que lutava por melhorias em seu bairro”, destacou o prefeito.

Centenas de pessoas foram prestigiar o evento, que aconteceu na quadra poliesportiva da escola e contou com a presença do vice-prefeito, Wanderson Dias; secretários municipais, vereadores, subsecretários da Educação, lideranças locais e a Banda de Música da Guarda Municipal.

A escola conta com 10 salas de aula, do 1º segmento (do 1º ao 5º ano) do Ensino Fundamental; duas salas de Educação Infantil, sala multiuso, sala de recursos, sala de leitura, sala de professores, sala de orientação educacional, sala de coordenação pedagógica, laboratório de informática, sala de direção e secretaria.

A instituição dispõem de dois pavimentos, além do térreo, e possui ainda cozinha, despensa, auditório, dois refeitórios, quadra poliesportiva, parquinho e nove banheiros, sendo três masculinos, três femininos e três adaptados, para portadores de necessidades especiais.

33151908422_a3659603ee_zFeliz com a nova escola, o aluno da Educação Infantil, Guilherme Bandeira Fernandes, 5 anos, foi com a mãe, a dona de casa Maria da Glória Bandeira, 40 anos, conferir as dependências da unidade escolar.

“Eu estou encantada com a estrutura desta escola, é ampla e arejada. Espero que esta gestão seja muito melhor do que a antiga, pois no ano passado os alunos ficaram sem merenda e saindo antes do horário normal. E espero também que os alunos possam zelar pela escola, e conservá-la sempre nova”, disse Maria da Glória.

Os pais do patrono da escola, Rafael Batista Mororó, 71 anos e Antônia Rodrigues Mororó, 77 anos estavam muito emocionados. Ao lado de seus familiares, todos vestindo uma camisa com a foto do homenageado e patrono da escola – Antônio Carlos Rodrigues Mororó – eles não conseguiram conter as lágrimas durante a cerimônia de inauguração.

“Moramos em Vila Brasil há quase 50 anos e meu filho batalhou muito pela construção desta escola, pena que não pôde estar aqui para presenciar esta inauguração. Achei essa homenagem linda, espero que cuidem da escola, pois ela é da comunidade”, comentou Antônia.

Com aproximadamente 350 alunos matriculados (transferidos da Escola Municipal Doutor Samuel da Silva Garcia), a instituição de ensino tem como diretora, a professora Nalva Beatriz Ferreira. São dois turnos, em duas etapas da Educação Básica, sendo Educação Infantil e Ensino Fundamental no 1º segmento (do 1º ao 5º ano).

32492911823_ac9dc4ae74_zO secretário municipal de Educação e Cultura, Marcos Dias ressaltou sua satisfação como professor em poder inaugurar uma unidade escolar. “Eu estou ocupando o cargo de secretário de Educação, mas sou professor, e por isso a satisfação é ainda maior. Nossas crianças e professores merecem o melhor. Essa inauguração é fruto do trabalho de muita gente envolvida, agradeço à todos que colaboraram para a entrega desta escola à comunidade”, frisou o gestor da pasta.

Antônio Carlos Rodrigues Mororó

Patrono da escola, Antônio Carlos Rodrigues Mororó veio morar em Itaboraí em meados de 1974, sendo seus pais, um dos primeiros moradores do bairro de Vila Brasil. A família Mororó e Rodrigues, mais conhecida como família dos “pichicos”, tem aproximadamente 300 familiares na comunidade de Vila Brasil.

Antônio Carlos Rodrigues Mororó, conhecido carinhosamente  por “Caio”, era comerciante e tinha uma boa visão para os negócios. Sempre participou de movimentos sociais e comunitários, representando o bairro nas reuniões com os poderes da cidade. Cobrava melhorias e contribuía com uma luta árdua por sua comunidade. Faleceu no dia 13 de setembro de 2012, aos 44 anos, no auge de sua vida.

acesso restrito