portal de itaboraí servidor ouvidoria suporte ao servidor 2° via iptu 2017
publicada em 15 de março de 2017 por Prefeitura de Itaboraí
Biblioteca Municipal preserva memória de Itaboraí

Biblioteca 2A Biblioteca Municipal Joaquim Manuel de Macedo passou a agregar em seu prédio, o Centro de Memórias de Itaboraí, aonde preserva o acervo com a história da cidade. Dentre os documentos mantidos nas melhores condições, estão livros, fotografias, quadros, jornais, objetos iconográficos, apostilas, monografias, obras raras e outros documentos.

Para desempenhar o trabalho de restauro deste acervo, a Biblioteca Municipal conta com um laboratório, que realiza os serviços de higienização, recuperação, digitalização e acondicionamento dos documentos.

Segundo o diretor da Biblioteca, Wanderson Silvas, o objetivo deste trabalho é disponibilizar por meio do Centro de Memórias, o acervo histórico de interesse para estudos da região, por pesquisadores acadêmicos e da sociedade em geral. E ainda a valorização da história da cidade, ressaltando sua importância no contexto regional e nacional.

“Aqui temos muitos documentos importantes, como por exemplo, a primeira edição do jornal Folha de Itaboraí, divulgando a festa de São João Batista, em 24 de junho de 1948 e o livro “ANNAIS da Assembleia Legislativa Provinciana do Rio de Janeiro – Sessão Ordinária de 1867”, com o carimbo de 8 de dezembro de 1873 da Bibliotheca Popular Itaborahyese”, destacou o diretor.

Para pesquisas e consultas ao material raro e informatizado do Centro de Memórias é necessário um agendamento na Biblioteca. Horário de funcionamento, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. O atendimento é realizado sob a supervisão de um profissional especializado. A Biblioteca Municipal Joaquim Manuel de Macedo fica localizada na Praça Marechal Floriano Peixoto, nº 39, Centro – Itaboraí.

acesso restrito