• Central de Atendimento:
  • 3639-1505 | 3639-1875
  • Nossa Estrutura
publicada em 22 de março de 2017 por Prefeitura de Itaboraí
Meio Ambiente e Urbanismo realizam fiscalização de imóveis no município
FacebookTwitterGoogle+LinkedInEmailShare

IMG_3730 - CópiaA Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo realizou no meado do mês de março, uma ação de fiscalização aos imóveis do município de Itaboraí. A operação contou com a participação da secretária da pasta, Paloma Martins e 10 fiscais de obras da secretaria.

Ao todo, foram notificados 79 imóveis, incluindo residenciais e comerciais. Dessas notificações, 19 processos estavam parados desde 2015, todos de lançamento de prédio para cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Um processo de 2013, para Averbação e Habite-se da construção, e 58 processos parados desde 2012, sendo 38 para aprovação de projeto de construção e legalização.

Todos foram notificados para apresentar documentação pendente no processo ou para comparecer à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, para a retirada de certidões. Apenas 14 notificações não foram entregues diretamente aos interessados, sendo deixadas nas caixas de correio do imóvel.

A ação, ocorrida no final de semana, foi solicitada pelos fiscais, com o objetivo de alcançar e orientar melhor a população, uma vez que durante a semana, muitos imóveis encontram-se fechados. Durante as visitas, foram entregues notificações aos contribuintes, para a entrega de documentos na Secretaria e, nos casos necessários, foram realizadas vistorias no local.

IMG_3739 - CópiaSegundo a secretária de Meio Ambiente e Urbanismo, a secretaria irá continuar a realização dessas ações de fiscalização e orientação à população. O intuito é de regularizar os imóveis do município, e que o contribuinte tenha a documentação completa do seu imóvel para casos de venda, aluguel, crédito bancário, entre outros.

“Após 10 dias da operação, aproximadamente 60% dos contribuintes notificados já compareceram à secretaria para dar andamento nos processos. Vale ressaltar que grande parte dos processos estavam parados por desinteresse ou desinformação do contribuinte. E em muitos casos, o entrave era apenas por documentação incompleta”, destacou Paloma Martins.

As atividades ocorreram nos bairros do Centro de Itaboraí, Outeiro das Pedras, Rio Várzea, Joaquim de Oliveira, São Joaquim, Nancilândia, Marambaia e Centro de Manilha. A previsão é que a próxima operação ocorra no final de abril ou início de maio, para que haja tempo dos que foram notificados cumpram as exigências.

Prefeitura Municipal de Itaboraí
©2017 - Desenvolvido por Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável