portal de itaboraí servidor suporte ao servidor 2° via iptu 2017
publicada em 25 de outubro de 2017 por Prefeitura de Itaboraí
Itaboraí promove 3º Seminário de Envelhecimento e Saúde na próxima terça-feira (31/10)

SEMINARIO_IDOSO_POSTA Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa de Saúde do Idoso do município realizará na próxima terça-feira (31/10), das 13h às 17hno Esporte Clube Comercial, o 3º Seminário de Envelhecimento e Saúde com o tema “Violência Contra a Pessoa Idosa”. O evento será gratuito e aberto ao público estará com inscrições abertas até esta sexta-feira (27/10), por meio do e-mail: idoso.evento@gmail.com O seminário acontece em virtude ao Dia Mundial do Idoso, que é comemorado em 1º de outubro.

O evento é destinado aos profissionais e acadêmicos da área de Saúde, idosos e público interessado na temática. O seminário tem o intuito de discutir as formas de identificação da violência, e fortalecer a parceria com a rede de proteção de defesa da Pessoa Idosa do município. Na ocasião, será apresentada pelas instituições envolvidas na abordagem da temática, a violência contra o idoso e sua atuação na garantia e defesa dos direitos estabelecidos pelo Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003).

A coordenadora do Programa Saúde do Idoso de Itaboraí, Maria Aparecida do Nascimento, ressalta que o seminário é uma oportunidade de discutir de forma coletiva, o enfrentamento à violência contra a pessoa idosa no município e assim, fortalecer a rede de proteção.

“É fundamental lançar um olhar mais atento, mais apurado. É preciso sinalizar que o maior número de casos de violência contra idosos acontece dentro de casa, onde os cuidados são negligenciados. O Brasil possui um conjunto de leis, como o Estatuto do Idoso, além de dispositivos e ações interdisciplinares que promovem o envelhecimento saudável, mas é preciso dar voz aos idosos”, disse Maria Aparecida.

A programação contará com apresentação da professora Danieli Santos do Carmo, do Núcleo de Atenção ao Idoso, que palestrará sobre a identificação das várias formas de violência, seu enfrentamento e a importância da notificação compulsória como política de prevenção e enfrentamento à violência contra a pessoa idosa.

Compondo a mesa de debates estarão presentes a psicóloga Elvira Maria Moraes, da Secretaria Municipal de Educação; a enfermeira Viviane Alves, do Setor de Vigilância Epidemiológica; a assistente social e coordenadora do CREAS, Renata Teixeira; a coordenadora do Serviço Social do Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior, Márcia Farias; a assistente social do Programa Saúde do Idoso, Renata Diniz e Isabele Sodré dos Santos, representante do Conselho Municipal do Idoso, que falarão sobre o acolhimento da demanda e o fluxo de Encaminhamento e Atuação da Rede de Proteção à Pessoa Idosa.

O Esporte Clube Comercial fica localizado na Rua São João nº 09 – Centro – Itaboraí.

acesso restrito