portal de itaboraí servidor suporte ao servidor 2° via iptu 2017
publicada em 30 de outubro de 2017 por Prefeitura de Itaboraí
Itaboraí recebe escritor e ilustrador André Neves

24099688138_539e570edb_zCentenas de alunos da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental e professores da rede municipal de ensino participaram na última quinta-feira (26/10), no Rotary Club, de Itaboraí, de dois momentos com o renomado escritor e ilustrador André Neves, um dos homenageados da Feira do Livro 2017 das escolas municipais. Sendo Bate Papo com alunos na parte da manhã e Café Literário com os professores a tarde.

No Bate Papo com os estudantes, André Neves pôde falar um pouco sobre as histórias de seus livros infantojuvenil, além de seus conhecimentos e experiências. As 21 unidades escolares presentes ao evento realizaram a exposição dos trabalhos desenvolvidos em espécies de “pôster”, todos relacionados aos livros do escritor André Neves. Dentre os títulos dos livros estavam Marola e Deolindo; Mestre Vitalino; A Caligrafia de Dona Sofia; Tombolo do Lombo e outros.

O prefeito de Itaboraí, Dr. Sadinoel Souza fez questão de olhar cada trabalho exposto e elogiou o comprometimento dos profissionais da rede municipal de ensino e os alunos. “É maravilhoso poder ver esses trabalhos tão bem produzidos, isso mostra o quanto temos uma equipe competente e comprometida com os nossos alunos”, disse o prefeito durante muitas fotos com os participantes do evento.

37897525466_fb4158c047_zAntecedendo o Bate Papo, os alunos puderam assistir a dramatização do livro “Tombolo do Lombo”, encenada pelas contadoras de história Bianca Barboza e Susana Braga, da Biblioteca Municipal Joaquim Manuel de Macedo e a aluna da rede municipal de ensino, Rara Marchon, 8 anos.

Pela primeira vez em Itaboraí, o escritor André Neves agradeceu pela receptividade e aos professores, por antecederam tudo o que aconteceu neste encontro, devido a serem leitores de seus livros. Filho de professor, André sempre teve muito livros em casa e incentivo à leitura.

“Tudo isso só foi possível, porque antes de vocês lerem meus livros, os professores fizeram a leitura, e vejo que aprovaram. Estou muito feliz em estar aqui hoje e surpreso com as ótimas perguntas que surgiram durante o nosso bate papo. Achei interessantes essas atividades produzidas a partir dos meus livros, realmente vocês leram e trabalharam os livros em sala de aula”, elogiou André, autor renomado com prêmios nacionais e internacionais.

37897517436_639c3bf180_zPromovido pela Secretaria Municipal de Educação, por meio da Divisão da Sala de Leitura e Bibliotecas Escolares e Projetos Pedagógicos da Subsecretaria de Gestão e Ensino, o objetivo do projeto é que o leitor possa dialogar com o autor da obra que ele estudou.

Segundo as assessoras da Divisão da Sala de Leitura e Bibliotecas Escolares, Ana Paula Botelho e Rosane Paiva, este é o quinto ano que o município realiza o bate papo com autor.

“Assim como em algumas edições anteriores, este ano coincidiu do autor convidado ser o mesmo homenageado na Feira do Livro. Cada unidade, por meio do Programa Municipal Dinheiro da Escola (PMDE), pôde adquirir uma média de 10 livros do escritor André Neves, da Editora Paulinas. Assim podendo trabalhar a leitura e aumentando o  acervo da escola”, disse Ana Paula Botelho.

37920068312_d0ace35d34_zPara a aluna da Escola Municipal Amélia Guimarães Fernandes, em Sambaetiba, Agatha de Souza, 6 anos, ver o escritor dos livros que já leu de perto foi emocionante. “O livro dele que li na escola e gostei muito foi o “Tombolo do Lombo”. E agora pessoalmente o achei legal e criativo, até fez uns desenhos ali para a gente ver”, disse.

Ao final da primeira parte, o Bate Papo entre escritor e alunos, André Neves autografou um livro de cada escola e um cartão postal para cada estudante. Todos os alunos receberam uma bolsa com catálogo e marcador de texto, além de lanche e sacola de guloseimas.

A tarde foi à vez dos professores participaram do Café Literário, com palestras e oficinas sobre a literatura infantojuvenil, com o intuito de promover a conscientização em relação à literatura.       E ainda uma mostra do trabalho das crianças das escolas da rede municipal de ensino, com a encenação do livro “Gabi, perdi a hora!”, do autor João Basílio, ministrada pela animadora cultural Rose Maciel e alunos da Escola Municipal Gastão Dias de Oliveira, em Cabuis.

37920075772_33d512a7d2_zAinda segundo o escritor e ilustrador André Neves, o imaginário das crianças deve ser amplo, por isso os professores e mediadores de leitura devem estar preparados para iniciar o leitor. “Esse momento esta sendo muito especial, pois são vocês que fazem a leitura acontecer. A leitura é muito extensa e é um processo contínuo. Para mim a literatura infantil e os livros adultos não têm diferença, porque na literatura infantil um adulto pode ler e se sensibilizar”, disse André.

A professora Ana Paula Gregório, do Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Foster Parent’s Plan, em Planalto Marambaia relatou que é sempre bom está adquirindo conhecimento sobre a área da Educação Infantil. “Antes de tudo precisamos ser bons leitores, para assim transmitir e incentivar nossos alunos a serem leitores também. É através da leitura que formamos pensadores. O encontro foi maravilhoso, o escritor é excelente e espero que eventos como este aconteça mais vezes”, afirmou a professora.

acesso restrito