portal de itaboraí servidor suporte ao servidor 2° via iptu 2017
publicada em 1 de novembro de 2017 por Prefeitura de Itaboraí
Biblioteca Municipal abriga exposição de livros confeccionados por alunos das escolas municipais até o dia 24

37378272864_390298d969_zA Secretaria Municipal de Educação (Seme) realizou na última terça-feira (31/10) na Biblioteca Municipal Joaquim Manuel Macedo, em Itaboraí, a exposição dos livros confeccionados pelas escolas municipais em suas Feiras do Livro e o Café Literário com o autor e escritor, João de Deus, um dos homenageados na Feira do Livro. O evento teve o objetivo de reconhecimento e valorização dos trabalhos feitos pelos estudantes e também o incentivo e acesso a leitura.

A subsecretária de Gestão e Ensino, Lúcia Helena Duarte ressaltou que a cada ano o desenvolvimento dos alunos da rede pública tem melhorado e isso é gratificante para todos. “Hoje aqui vamos oferecer aos alunos uma singular homenagem privilegiando o sentido de participação de cada um. Os textos estão mais criativos e coesos, tudo é resultado da leitura, que ajuda bastante na elaboração da produção textual”, afirmou a subsecretaria.

37378611584_43d3486ea0_z (1)O evento contou com uma homenagem aos alunos que venceram a 4ª edição do Concurso de Redação da Rede Municipal de Ensino, que contou com as modalidades Poesia, Memórias Literárias e Crônicas. Os alunos vencedores de cada modalidade, sendo Maria Clara, da Escola Municipal Onze de Julho; Maria Beatriz Figueiredo, da Escola Municipal Gastão Dias de Oliveira e Vithória Caroline Teodoro, da Escola Municipal Genésio da Costa Cotrim receberam certificados e um passeio cultural para a cidade de Petrópolis, que acontecerá por esses dias. E ainda Marlene Barbosa, estudante da Educação de Jovens e Adultos do Centro de Referência de Educação Municipal de Idosos de Itaboraí (CREMII)

A vencedora da categoria “Crônica”, Vithória Caroline Teodoro, 15 anos contou sua experiência ao participar do concurso. ”Foi um pouco difícil escrever uma crônica, mas com as orientações da minha professora e os livros que li consegui fazer meu texto. Quando recebi a notícia que ganhei a premiação fiquei super feliz”, disse Vithória.

A professora de Língua Portuguesa Heloísa de Souza relatou sua felicidade em ver todas as redações e livros expostos. “Quando acreditamos que a literatura é um caminho para o crescimento, precisamos passar para nossos alunos. Participar de um concurso, que estimula a literatura e a produção de texto e ainda mobiliza centenas de alunos da rede pública para esse objetivo, me deixa muito alegre”, ressaltou a professora.

38056648722_e83b3d76d1_zSeguindo o cronograma, após a premiação iniciou-se o Café Literário, um bate papo com alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), entre outros convidados. O homenageado, João de Deus contou um pouco da sua experiência na escola e como os livros ajudaram a terminar os estudos. “É um prazer poder participar de um bate papo com os alunos da rede municipal de ensino e poder falar da minha história em relação aos estudos, que começou tardiamente.

“Eu vim em busca de conhecimento. Adoro a literatura brasileira, principalmente as poesias de Machado de Assis”, disse Patrícia Gonçalves, aluna da EJA na Escola Municipal Promotor Luiz Carlos Cáffaro.

Este ano os autores homenageados nas Feiras do Livros das escolas municipais foram Cecília Meireles, Bartolomeu Campos de Queiróz, André Neves e João de Deus.  A exposição dos livros ficará disponível até o dia 24 de novembro, na Biblioteca Municipal Joaquim Manuel Macedo, que fica localizada na Praça Marechal Floriano Peixoto, nº 39, Centro. Horário de funcionamento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

acesso restrito