portal de itaboraí servidor suporte ao servidor 2° via iptu 2017
publicada em 10 de novembro de 2017 por Prefeitura de Itaboraí
Casa de Cultura abriga exposição de alunos das escolas municipais

38253479942_5e15d4a297_zA Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres, em Itaboraí está com exposição gratuita aberta até 16 de novembro. Com o tema “O olhar do aluno sobre o meio ambiente”, a exposição é a primeira mostra de arte dos alunos das escolas pública do município. E faz parte do projeto de continuidade ao trabalho iniciado pelo Laboratório Horto-Viveiro, da Universidade Federal Fluminense (UFF), organizado pela professora Janie Garcia da Silva, em parceria com as secretarias municipais de Educação; Cultura, Esporte, Lazer e Turismo e Meio Ambiente e Urbanismo.

A abertura, na última quarta-feira (08/11), contou com a presença dos alunos artistas de aproximadamente 14 escolas municipais. As obras expostas foram desenvolvidas por alunos, da Educação Infantil até a Educação de Jovens e Adultos (EJA) de escolas públicas. E abordaram o figurativo natural com a temática de percepção ambiental.  Levando assim, o público a refletir sobre questões sociais e ambientais. Todos os alunos artistas receberam certificado de participação.

38253481612_fcdb7634f2_zA subsecretária de Gestão e Ensino, Lúcia Helena Duarte relatou sua felicidade de ver o projeto sendo concretizado. “Essa é a primeira exposição dos alunos da rede. Esperamos o avanço em cada mostra e que possa dar visibilidade para arte e o meio ambiente na comunidade. Convido a todos para vir prestigiar a arte de nossos alunos”, disse a subsecretária ao lado da vereadora Joana Lage.

A abertura da exposição contou com a apresentação da peça teatral “Amigo Rio” abortando assuntos relacionados à importância da preservação ambiental, com alunos da Escola Municipal Antônio Joaquim da Silva, em Manilha. Além do Coral Chiquinha Gonzaga, com alunos da Escola Municipal Luzia Gomes de Oliveira, em Itambi, homenageando os sons do manguezal da localidade, entre outras canções.

A professora de artes, Ariane Rodrigues ressaltou a satisfação de realizar este projeto juntamente com os alunos. “Muitos de nossos artistas ficam escondidos nas escolas, e não sabemos quem são. Evidenciar eles em uma Casa de Cultura é muito incentivador. E poder ver o olhar que os alunos têm em relação ao Meio Ambiente também é bem interessante”, relatou Ariane.

37574520964_c00ed6be4a_zO artista Weslen Araújo, da Escola Municipal Vereador Dimas Monteiro Nogueira, em Visconde ficou realizado em ver sua obra exposta. “Estar aqui é uma experiência muito boa, gosto de desenhar e quero fazer curso de design gráfico quando eu terminar a escola. Em sala de aula a professora me encoraja bastante a desenhar”, afirmou o artista.

As obras podem ser visitadas até o dia 16 de novembro, sendo de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. A Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres fica localizada na Praça Marechal Floriano Peixoto, nº303, Centro.

acesso restrito