portal de itaboraí servidor suporte ao servidor 2° via iptu 2017
publicada em 14 de novembro de 2017 por Prefeitura de Itaboraí
Alunos e profissionais da Educação de Jovens e Adultos participam da 4ª Jornada Pedagógica

26636270569_6e49a26ce7_zCentenas de estudantes e profissionais da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do município participaram da 4ª edição da Jornada Pedagógica da Educação de Jovens e Adultos, no último sábado (11/11), na Escola Municipal Guilherme de Miranda Saraiva, em Ampliação. O evento destinado a alunos, professores, coordenadores e orientadores educacionais e equipe diretiva que atuam na EJA contou com a participação de 18 unidades escolares, incluindo o Centro de Referência de Educação Municipal de Idosos de Itaboraí (CREMII).

Segundo a coordenadora do Ensino Fundamental e EJA, Érika Felix, a Jopeja visa dar visibilidade as ações que são produzidas nas escolas. Ao todo, sete escolas apresentaram sua comunicação oral, um resumo de ações, de cunho pedagógico realizadas no ano letivo de 2017. Entre as ações foram apresentadas canções, sarau literário, música, poesia, arte. E ainda exposição em formato de “pôster”, visando à socialização com o coletivo e a troca de experiências.

38380987892_d304f4338b_zO evento foi conduzido pelos alunos Erick e João Vitor, estudantes de EJA da Escola Municipal Geremias de Matos Fontes, Sambaetiba. Alunos do CREMII, participantes do Coral emocionaram a todos com a canção “Saber amar”, dos  Paralamas do Sucesso. Além de dança e cantigas de roda.

A subsecretária de Gestão e Ensino, Lúcia Helena Duarte ressaltou a alegria em participar de mais uma edição da Jopeja. “Aqui estão apresentados os trabalhos que os professores desenvolvem com seus alunos, sendo estudantes adolescentes, jovens, adultos e idosos. Um momento de troca de experiências e conhecimentos, essa é a principal característica do Jopepa”, disse Lúcia Helena.

A estudante de EJA, Heloísa Helena Tavares, 39 anos e aluna na Escola Municipal Padre Hugo Montedônio Rêgo, em Vale do Sol participou do sarau literário juntamente com seus colegas de turma. O grupo apresentou músicas e leitura de poesias, feitas pelos próprios alunos.

38380987602_45911ee3ab_z“Eu parei de estudar aos 17 anos, porque casei e tive filhos. Voltei a estudar no ano passado e termino o Ensino Fundamental este ano. E o mais interessante é que ano que vem vou estudar com minhas filhas e na mesma sala. Uma filha tem 17 e outra 18 anos, e vamos começar o 1º ano do Ensino Médio juntas. Tudo isso só foi possível, por conta da EJA. E só vou parar quando conquistar meu objetivo, que é fazer um curso técnico de Enfermagem”, comentou Heloísa.

O evento contou ainda com a participação e bate papo, com o escritor e um dos homenageados da Feira do Livro 2017, João de Deus. E contação de histórias, com Sérgio Santal. Além de sorteio de brindes. Os presentes receberam ainda pasta com bloco e caneta, e certificado.

acesso restrito