portal de itaboraí servidor suporte ao servidor 2° via iptu 2017
publicada em 14 de novembro de 2017 por Prefeitura de Itaboraí
Itaboraí realiza ação pelo Dia Mundial do Diabetes

37699474754_4f3f6ce2de_zA Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa de Combate à Hipertensão e ao Diabetes (Hiperdia) realizou na manhã desta terça-feira (14/11), na Praça Alarico Antunes, no Centro da cidade, uma ação educativa e aferição de glicemia, por conta do Dia Mundial do Diabetes, celebrado na mesma data.

Segundo a coordenadora do Hiperdia, a enfermeira Dina Beatriz de Souza, a ação contou com orientações e entrega de folders informativos sobre o Diabetes e alimentação saudável. A programação, das 8h às 13h, contou com duas enfermeiras e dois agentes administrativo. Em apenas uma hora, quase 50 pessoas, de crianças a idosos buscaram informações e aferiram a glicemia.

“O diabetes é uma doença silenciosa e incurável, porém com tratamento. Se a pessoa não se cuidar pode levar até a morte. Esta ação visa à conscientização da população, e decidimos fazer nesta Praça, por ter um grande fluxo de pessoas. Vale ressaltar que o controle do diabetes envolve vários fatores, sendo o uso de medicação, alimentação saudável e atividades físicas”,   disse a coordenadora.

37699474644_a7fb13f005_z“Eu estava passando por aqui e quis saber do que se tratava. Infelizmente fiquei triste com o resultado no teste de glicemia, pois deu 247. Sei que sou diabético, mas não estou fazendo atividades físicas e alimentação corretamente. Estou apenas tomando remédios. Agora vou ter que me cuidar mais”, disse Rogério Mesquita, 57 anos e morador do Alto da Boa Vista.

Raquel Brito, 43 anos e seu filho Felipe da Silva, 17 anos, moradores do Rio Várzea também participaram da ação. “Eu faço exames de três em três meses, pois tenho anemia crônica. Fiz a aferição e graças a Deus está tudo bem comigo. Mas fiquei triste com o resultado do meu filho, pois está um pouco acima do normal, sendo 122. Já vou procurar o posto de saúde e marcar uma consulta com médico”, disse Raquel.

Saiba mais:

Instituída por uma resolução das Nações Unidas, em 2006 e comemorada pela IDF (International Diabetes Federation) desde 1991, a data do Dia Mundial do Diabetes, 14 de novembro, é o dia do nascimento do canadense Frederick Banting, descobridor – juntamente com Charles Best – da aplicação de insulina (1921).

acesso restrito