• Central de Atendimento:
  • 3639-1505 | 3639-1875
  • Nossa Estrutura
publicada em 23 de novembro de 2017 por Prefeitura de Itaboraí
Itaboraí realiza 1º Workshop do Programa Saúde na Escola
FacebookTwitterGoogle+LinkedInEmailShare

38598781621_8e136c87e2_zA Prefeitura de Itaboraí, por meio das secretarias municipais de Educação e de Saúde realizaram na última quarta-feira (22/11), no Rotary Club, em Itaboraí, o 1° Workshop do Programa Saúde na Escola (PSE) com o tema “A interface entre a Saúde e Educação no espaço escolar”. O evento teve o intuito de apresentar os trabalhos idealizados por professores, juntamente com os alunos da rede municipal durante o ano letivo de 2017. Além disso, puderam formar uma troca de conhecimento entre escolas municipais e estaduais da região.

Abertura do evento iniciou com a apresentação do Grupo Pela Vidda, de Niterói, com a participação do diretor vice-presidente Alex Gomes e a palestra sobre o panorama do PSE, com assessora Célia Regina Costa. Durante o workshop 10 expositores, sendo professores, diretores, assistentes sociais e enfermeiros apresentaram seus trabalhos desenvolvidos nas escolas.

O secretário municipal de Saúde, Júlio César Ambrósio ressaltou que a união das duas forças – Educação e Saúde tende a levar o conhecimento aos alunos e comunidade, e assim gerar uma melhoria no atendimento. “Estou feliz em estar aqui, acredito que não seja só mais um evento, mas que seja o evento. Que possamos a cada dia nos enriquecer de conhecimentos, para que possamos oferecer o melhor, agregando cada vez mais a população itaboraiense”, afirmou Júlio César.

38598781151_df6c40612d_zPara o secretário municipal de Educação, Marcos Dias é uma honra participar deste evento, pois através desde programa pode-se observar o progresso do mesmo. “É tarefa de cada um se qualificar para melhorar o atendimento ao público. Essa parceria entre as secretarias nos polos escolares visa levar formação e informação de qualidade aos alunos da rede”, disse o secretário, ao lado do Tenente Miranda, do 35º Batalhão de Polícia.

O PSE é um programa do Governo Federal instituído pelo decreto nº 6.286, de 5 de agosto de 2007, visando à integração e articulação permanente da Educação e Saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população brasileira. Seu objetivo é contribuir para a formação integral dos estudantes, por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

A aluna Vitória Miranda, do Colégio Estadual Hilka de Araújo Peçanha que participou da Feira Vegana na sua escola e também expôs no workshop com alimentos apenas de origem vegetal relatou a importância deste projeto nas escolas e como forma de mudança para a vida dos alunos.

38598781441_c2b3ab57ca_z”Esta feira foi bem interessante, pois muitos alunos ainda não sabem como se alimentar corretamente. Assim, uma boa oportunidade de aprendemos na prática como tudo funciona e quais são os benefícios de uma alimentação saudável”, disse a estudante do 2º ano do Ensino Médio.

Prefeitura Municipal de Itaboraí
©2017 - Desenvolvido por Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável