• Central de Atendimento:
  • 3639-1505 | 3639-1875
publicada em 30 de novembro de 2017 por Prefeitura de Itaboraí
Itaboraí realiza Seminário de Contabilidade no Setor Público

24832575718_c6298388a6_zA Prefeitura de Itaboraí, por meio da Controladoria Geral do Município, em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro (CRC-RJ) realizou nos últimos dias 27 e 28 de novembro (segunda e terça-feira), no auditório Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, o Seminário de Contabilidade no Setor Público.

O seminário gratuito contou com aproximadamente 30 participantes, sendo servidores estatutários e comissionados do município de Itaboraí e de outros municípios do Estado do Rio de Janeiro, envolvidos direta e indiretamente na área contábil.

O prefeito de Itaboraí, Dr. Sadinoel Souza, que além de advogado também é formado em técnico de Contabilidade fez questão de comparecer ao seminário e parabenizar todos os envolvidos.

24832581578_40eebd09af_z“Eu gostaria muito de poder participar deste seminário, mas por conta da minha agenda de trabalho não foi possível. Conhecimento é algo que ninguém nos tira e vocês estão de parabéns pela busca da qualificação, e comprometimento com o setor público. Quanto mais especializado o servidor, menos gastos aos cofres da Prefeitura”, disse o chefe do Executivo.

Segundo o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRC- RJ, o contador Waldir Jorge Ladeira, o Conselho Regional de Contabilidade é responsável pela divulgação de normas e princípios, e fiscalização das mesmas, em nome do exercício correto da profissão contábil. O Conselho também oferece suporte aos profissionais por meio de Educação Continuada, disponibilizando cursos, palestras, fóruns e seminários.

“Atualmente temos mais de 56 mil profissionais de Contabilidade no Estado do Rio de Janeiro, e 19 delegacias distribuídas pelo Estado. O profissional de Contabilidade é de suma importância para todos os setores, e não apenas no setor público. Quem trata do dinheiro público, tem que tratar com responsabilidade”, frisou Waldir.

24832580498_f699d1e57f_zA programação contou com as palestras “Créditos a receber e ativo contigente”, ministrada pelo contador Elias Costa Martins, membro da Comissão da Área Pública do CRC-RJ e contador geral da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). E ainda “Elaboração e análise das demonstrações contábeis aplicadas ao setor público”, com a contadora Cristiane Berriel Lima da Silveira, ex-auditora interna no município de Itaboraí.

“Este seminário é um grande benefício para os profissionais estarem se qualificando. Os participantes poderão melhorar a organização e fechamento das contas públicas, e assim, gerar transparência para a população. Estamos no período em que uma nova cultura está sendo introduzida, através da adoção de Normas Internacional de Contabilidade, buscando sempre a transparência para a sociedade”, disse Cristiane Berriel.

O controlador geral do município, Joaquim Gama deu às boas-vindas para todos os participantes, principalmente os servidores de outros municípios.  “Sabemos que não é fácil a militância na área pública. Fico contente pela busca de conhecimento e aprimoramento que vocês vieram buscar. E gostaria de destacar ainda a iniciativa do CRC de levar cursos, seminários e outros aos municípios”, disse Joaquim Gama.

38649475296_74abce8336_zParticipante do evento, a servidora do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Itaboraí (Itaprevi), a contadora Nelma Côrrea dos Santos, 36 anos relatou que o seminário abriu um leque para o setor público de Contabilidade e contribuirá para seu trabalho no Itaprevi. “Foi ótimo participar deste seminário, com tantas atualidades e conceitos novos, que nos capacitam a prestar um melhor serviço à população”, destacou Nelma.

Prefeitura Municipal de Itaboraí
©2017 - Desenvolvido por Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável