• Central de Atendimento:
  • 3639-1505 | 3639-1875
publicada em 30 de novembro de 2017 por Prefeitura de Itaboraí
Biblioteca Municipal completa 144 anos com programação especial

34569065224_80384aaaf6_z (2)A Biblioteca Municipal Joaquim Manuel de Macedo, no Centro completará 144 anos de funcionamento na cidade no próximo dia 8 de dezembro e contará com uma programação gratuita especial, entre os dias 4 e 8 do mesmo mês.

Iniciando as comemorações, no dia 4 de dezembro (segunda-feira), a partir das 16:30h acontecerá o lançamento do livro “Casa de Carne”, da autora e servidora do município de Itaboraí, Karine Tavares. E ainda a abertura da exposição de desenho artístico e realista do artista Marcelo Toffoli; apresentações de dança do Stúdio Patrícia Araújo e da companhia R.I.O; apresentação da oficina de teatro, da Escola de Artes e Ofícios Professor Washington Luiz José da Costa; e presença da autora e historiadora Carollina de Lima.

No dia 5 de dezembro (terça-feira), às 9h acontecerá um bate-papo sobre vida e obra de Joaquim Manuel de Macedo, com o professor Carlos Alexandre Chavão e participação da autora Carollina de Lima. Já às 14h, a programação segue com a palestra “A viagem ficcional de Joaquim Manuel de Macedo” ministrada pela autora Carollina de Lima e lançamento de seu Livro “Literatura de Viagem & Sátira Política”.

Segundo o gestor da Biblioteca, Wanderson Silvas, o objetivo do evento é oferecer ao público uma programação lúdica, compartilhada de diversas atividades artísticas e educacionais. Assim, possibilitando o acesso da comunidade à Biblioteca através dos livros, da poesia, do teatro, da dança e do encanto das histórias. Além de partilhar conhecimento e acesso ao histórico da Biblioteca Municipal.

Biblioteca convite“O aniversário é nosso, mas o presente é de cada leitor. Ampliamos nosso equipamento, através das artes e da literatura, interagindo com diversos grupos, incentivando o estudo e despertando o gosto pela leitura e a escrita, valorizando sua importância para a cidade, e resgatando seu histórico tão rico”, ressaltou Wanderson.

Prosseguindo, no dia 6 de dezembro (quarta-feira), das 9h às 14h, a Biblioteca recebe o cartunista Paulo Alves, da Turma do Guaraná, para um bate-papo infantojuvenil. Além de contação de histórias, gincana literária e visita orientada lúdica, com fantoches de personalidades ilustres de Itaboraí.

No dia 7 de dezembro (quinta-feira), às 9h e 14h, a autora Ana Lúcia Merege ministrará a palestra “Literatura Fantástica e Distopia”. Além de realizar a divulgação dos seus livros “O Castelo das Águias”, “Anna e a Trilha Secreta”, “Excalibur”, “Magos e “Medieval”, “O Caçador”, “Pão e Arte”, “Os Contos de Fadas”.

Fechando a programação, no dia 8 de dezembro (sexta-feira), a partir das 16:30h acontecerá Sarau de Poesias e Leitura Dramatizada, com participação dos alunos da rede municipal de Ensino. E ainda apresentação do Coral “Vozes de Itaboraí”, da Escola de Artes e Ofícios Professor Washington Luiz José da Costa; apresentação da peça “A Megera Indomável”, da Cia Ànsar de Teatro e aulão de Zumba, com a professora Nice Mello.

A Biblioteca Municipal Joaquim Manuel de Macedo fica localizada na Praça Marechal Floriano Peixoto, nº 39, Centro.

Histórico

Em 07 de Setembro de 1873, foi fundada a Sociedade da Biblioteca Popular Itaborahyense por Joaquim Manuel de Macedo. Em 08 de dezembro do mesmo ano, com uma intensa campanha de arrecadação de livros doados o presidente da Sociedade, Joaquim Manuel de Macedo, o presidente-adjunto Antônio Gomes de Araújo, o tesoureiro Manoel Antônio Pintzenauer e o secretário Francisco Joaquim Gomes, inauguraram a Biblioteca Popular Itaborahyense.

No princípio, a Biblioteca funcionava nas salas da Câmara e Cadeia, em pleno Largo da Matriz (atual Praça Marechal Floriano Peixoto). Foi com a primeira Exposição Municipal de Itaboraí, a primeira do Império do Brasil, que foram angariados fundos para a aquisição de mobiliários, livros, funcionário e para iniciar a edificação de uma sede adequada.

A Biblioteca Popular foi aberta ao público em 1º de Janeiro de 1874, funcionando numa casa provisória e teve como primeiro bibliotecário, Francisco Joaquim Gomes.

Por volta de 1880 a referida biblioteca foi reinstalada em uma casa nas imediações da Igreja Matriz de São João Batista. Porém, em virtude de ser mantida durante décadas por uma sociedade de amigos beneméritos com o apoio do poder público municipal, teve seu endereço alterado diversas vezes.

Em homenagem ao ilustre literato itaboraiense, em 21 de Março de 1939 a Biblioteca Municipal, foi denominada Biblioteca Municipal Joaquim Manuel de Macedo. A partir de 1988, a Biblioteca passou a realizar eventos como “Lançamento de livros”, ”Simpósio de Arte Educação”, “Cursos”, “Exposições”, “Criação da Escola de Artes”, “Encontro com escritores” e outros.

Em 2010 a Biblioteca Municipal Joaquim Manuel de Macedo foi reinaugurada na Praça Marechal Floriano Peixoto, nº 39, passando por uma nova etapa de sua existência, com um salão de pesquisa, uma sala infantojuvenil e um Telecentro Comunitário. Assim, abrindo as portas para um mundo maior de conhecimentos e possibilidades, assumindo seu papel educacional e cultural para a comunidade.

Prefeitura Municipal de Itaboraí
©2017 - Desenvolvido por Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável