• Central de Atendimento:
  • 3639-1505 | 3639-1875
publicada em 30 de novembro de 2017 por Prefeitura de Itaboraí
Defesa Civil realiza ação pelo Dia Estadual para Redução de Desastres

38007829974_321879aae0_zA Defesa Civil de Itaboraí realizou na última quarta-feira (29/11), uma ação em decorrência do Dia Estadual para Redução de Desastres, celebrado no mesmo dia. A ação, que faz parte do Projeto Defesa Civil nas Escolas ocorreu nas escolas municipais Geremias de Mattos Fontes, em Sambaetiba e Padre Hugo Montedônio Rêgo, em Retiro São Joaquim. Em ambos os locais, os profissionais da Secretaria realizaram simulações de evacuação de ambiente escolar mediante risco iminente, que no caso foi princípio de incêndio.

Segundo o subsecretário de Defesa Civil, Marlon Pina, o objetivo é promover o desenvolvimento de uma cultura preventiva, incentivando a mudança de hábitos necessária para tornar o ambiente mais seguro e resiliente. Vale ressaltar que o conhecimento preserva a vida e traz segurança.

“O resultado foi muito satisfatório e os alunos estão de parabéns, pois conseguiram com êxito e de forma ordeira concluir a simulação em um bom tempo e sem pisotear outras pessoas. Que vocês possam gravar este treinamento na mente, pois assim poderão preservar vidas”, disse Marlon Pina.

24852025718_eb44790709_zOs profissionais da Defesa Civil entraram em sala por sala para explicar todo o procedimento e destacar que o intuito é salvar vidas. Além de conter o pânico, que é o segundo fator que mais mata em um incêndio. Em primeiro lugar vem à fumaça e terceiro o fogo.

Professor da Escola Municipal Geremias de Mattos Fontes há 10 anos e diretor da unidade desde o início do ano letivo de 2017, Fábio Ferreira ressaltou que esta foi a primeira vez que a escola recebeu uma ação de simulação como esta.

“Acredito que qualquer ação que influencie na segurança e integridade física dos alunos, funcionários da escola e comunidade seja de suma importância. Desastre é algo que não podemos prever dia e hora, mas agora acho que os alunos estarão mais preparados caso tenham que passar por isso”, disse Fábio, diretor da escola com 576 anos, da Educação Infantil a Educação de Jovens e Adultos (EJA), divididos em três turnos.

Prefeitura Municipal de Itaboraí
©2017 - Desenvolvido por Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável