• Central de Atendimento:
  • 3639-1505 | 3639-1875
publicada em 5 de dezembro de 2017 por Prefeitura de Itaboraí
Programa Educacional de Resistência às Drogas forma 821 alunos em Itaboraí

27053815549_9b8b2dfd28_zNa segunda edição do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) em Itaboraí este ano, 821 estudantes da rede municipal de ensino, do 5º do Ensino Fundamental, distribuídos em 13 escolas, participaram da cerimônia de formatura do Proerd, na manhã do último sábado (02/12), na Igreja Internacional da Graça de Deus, no Centro da cidade.

Uma parceria entre a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) e a Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, as aulas do Proerd são ministradas por policiais militares capacitados especialmente para lidar com o tema. Com um total de 16 encontros, com uma hora de duração cada, as aulas foram ministradas por cinco policiais instrutores, todos lotados no 35º Batalhão de Polícia Militar, em Itaboraí. São eles, o coordenador regional do Proerd, o subtenente Cabral; sargento Charles, a cabo Patrícia Higino, o soldado Washington e a soldado Érica Vieira.

38830124641_ca93f68295_zO secretário municipal de Educação, Marcos Dias ressaltou os 25 anos do Proerd. “Se combater as drogas fosse algo fácil, não existiria este programa há 25 anos. O que o Proerd faz é plantar uma semente para no futuro não precisarmos resgatar nossas crianças do mundo das drogas. Quero agradecer a Polícia Militar, pelo excelente programa que é o Proerd, incluindo os policiais monitores; a Igreja Internacional da Graça de Deus, por ter cedido o espaço; a toda equipe das 13 escolas, que abraçaram o programa e as famílias dos alunos aqui presentes”, disse o gestor da pasta.

Representando o comandante do 35º Batalhão de Polícia Militar, o Capitão Elias ressaltou a importância da família. “Que vocês pais e responsáveis possam sempre conversar com seus filhos. Esse ato é um dos principais combatentes em relação às drogas”, disse o capitão da PM emocionado, ao lado da Subtenente Euciléia, representando o Proerd.

Um dos momentos mais aguardados pelos participantes foi à entrega das bicicletas para os cinco vencedores das melhores redações sobre o que foi 27053814899_2c57002799_zaplicado em sala de aula pelo programa. Cada policial instrutor pôde escolher um aluno, dentre suas turmas. Houve ainda a entrega de medalhas e kit, contendo material escolar para os 35 alunos destaques, pelo empenho, comportamento e participação nas aulas. E ainda a participação do mascote do programa, o Leão, que tirou fotos com a criançada.

Uma das contempladas com a melhor redação foi à estudante Kaila Guimarães Alves, da Escola Municipal Maria Ana Moreira, em Rio Várzea. Aluna da policial instrutora Patrícia Higino, Kaila relatou em sua redação tudo o que aprendeu nas aulas do Proerd e os atos de bullying que sofreu na escola.

“Eu fiquei triste por ter acabado as aulas, mas feliz ao mesmo tempo por ter participado do Proerd. Eu aprendi muito, inclusive que as decisões que eu tomar poderá ter consequências positivas ou negativas. Mas o mais importante que eu aprendi foi ser forte e corajosa. As palavras da professora Patrícia me salvaram e me fizeram ter coragem de enfrentar o bullying que sofri. Eu não sou mais a cabelo de Bombril e a quatro olhos, eu sou a Kaila Guimarães, da Escola Municipal Maria Ana Moreira”, disse a aula emocionando a todos.

27053815159_3ac882ac53_zDe pé e com a mão direita no coração, os estudantes fizeram o juramento de dizer não às drogas, e finalizaram com a canção do Proerd, em clima de alegria e descontração. Todos receberam certificado, lanche e transporte. A Banda da Guarda Municipal de Itaboraí abrilhantou o evento, que contou ainda com a presença dos vereadores Joana Lage, Agnaldo Coutinho e Paulo Alves e demais autoridades.

Proerd

É uma versão brasileira do bem-sucedido programa norte-americano Dare (Drug Abuse Resistence Education), surgindo em 1983. No Brasil, foi implantado de forma pioneira e visionária em 1992 pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.

O Programa consiste em uma ação conjunta entre as Policias Militares, Escolas e Famílias, no sentido de prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem ao uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las.

Prefeitura Municipal de Itaboraí
©2017 - Desenvolvido por Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável