• Central de Atendimento:
  • 3639-1505 | 3639-1875
publicada em 6 de dezembro de 2017 por Prefeitura de Itaboraí
Biblioteca Municipal promove programação especial até sexta-feira (08/12)

38158976854_8e526633fd_zA Biblioteca Municipal Joaquim Manuel de Macedo, em Itaboraí, que ao longo dos anos vem sendo referência literária para o município, com um espaço amplo e diversidade de acervo, destinado a leitura e pesquisas iniciou na última segunda-feira (04/12) as comemorações pelos 144 anos de existência da instituição. A programação gratuita e aberta ao público segue até esta sexta-feira (08/12).

Na segunda-feira, o cronograma de atividades contou com o lançamento do livro “Casa de carne” da autora Karine Tavares, servidora pública do município. E ainda apresentação ao vivo de violino e violoncelo; apresentações de dançado Stúdio Patrícia Araújo e da Companhia R.I.O; resenha sobre o livro “A Luneta Mágica” de Joaquim Manuel de Macedo. Além da exposição de quadros e telas com desenho artístico e realista do artista plástico, Marcelo Toffoli e a presença da historiadora Carollina de Lima, os secretários municipais de Educação, Marcos Dias e de Saúde, Júlio César Ambrósio, e dezenas de visitantes.

37987520475_75b45749fb_zSegundo o gestor da Biblioteca, Wanderson Silvas relembrar a história da centenária Biblioteca Municipal é motivo de orgulho. “Nossa intenção é manter um ambiente vivo, dinâmico, repleto de atividades, de pessoas, de arte buscando evoluir e acompanhando a modernização. Por conta dos leitores e frequentadores, a nossa Biblioteca se mantém em funcionamento há tantos anos. Esses 144 anos têm o pedacinho de cada um que passou por aqui”, ressaltou Wanderson.

“A programação da Biblioteca superou minhas expectativas. Cultura é isso, promover o pensamento crítico, que nos cativa e nos motiva a sermos cidadãos melhores. A Biblioteca está de parabéns”, afirmou Matheus Bragança, que esteve presente ao evento de abertura.

Na terça-feira (05/12), continuando a programação, a Biblioteca Municipal recebeu mais de 60 alunos do Centro de Referência de Educação Municipal de Idosos de Itaboraí (CREMII). Os estudantes participaram de um bate-papo sobre a vida e obra de Joaquim Manuel de Macedo, realizado pelo professor Carlos Alexandre Chavão e assistiram a palestra “A Viagem Ficcional de Joaquim Manuel de Macedo”, ministrada pela autora Carollina de Lima, em seguida o lançamento do seu livro “Literatura de Viagem & Sátira Política”.

37987522865_84a4509d2b_zCarollina de Lima lembra que “A carteira do meu Tio” é um livro de viagem ficcional, com cunho de sátira política, publicado de forma seriada no jornal carioca “A Marmota”, em 1855. “Meu interesse por literatura de viagem vem do mestrado e fiquei apegada a esse texto sobre um jovem que pretende ser político e é obrigado pelo tio mantenedor a viajar pelo país para conhecer a realidade brasileira, como uma etapa na sua formação para a vida pública. O sobrinho é o narrador extremamente debochado, que faz uma série de críticas ao sistema político do segundo reinado”, ressalta a autora.

Na quarta-feira (06/12), às 9h e 14h, a Biblioteca recebe o cartunista Paulo Alves, da Turma do Guaraná, para um bate-papo infantojuvenil. Além de contação de histórias, gincana literária e visita orientada lúdica, com fantoches de personalidades ilustres de Itaboraí. Quinta-feira (07/12), às 9h e 14h, a autora Ana Lúcia Merege ministrará a palestra “Literatura Fantástica e Distopia”. Além de realizar a divulgação dos seus livros “O Castelo das Águias”, “Anna e a Trilha Secreta”, “Excalibur”, “Magos e “Medieval”, “O Caçador”, “Pão e Arte”, “Os Contos de Fadas”.

E fechando as comemorações, na sexta-feira (08/12), a partir das 16:30h acontecerá Sarau de Poesias e Leitura Dramatizada, com participação dos alunos da rede municipal de Ensino. E ainda apresentação do Coral “Vozes de Itaboraí”, da Escola de Artes e Ofícios Professor Washington Luiz José da Costa; apresentação da peça “A Megera Indomável”, da Cia Ànsar de Teatro e aulão de Zumba, com a professora Nice Mello.

A Biblioteca Municipal Joaquim Manuel de Macedo fica localizada na Praça Marechal Floriano Peixoto, nº 39, Centro.

Prefeitura Municipal de Itaboraí
©2017 - Desenvolvido por Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável