Em 13 de dezembro de 2017 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí
Biblioteca Municipal encerra as comemorações pelos seus 144 anos de existência
FacebookTwitterGoogle+LinkedInEmailShare

25121545468_7e2a5c58c0_zA Biblioteca Municipal Joaquim Manuel de Macedo, em Itaboraí fundada em 08 de dezembro de 1873 finalizou na última sexta-feira (08/12), a semana de comemorações pelos 144 anos de existência, com atividades super especiais.

Segundo o gestor da Biblioteca Wanderson Silvas, a maior recompensa foi sentir o estado de satisfação em cada um que esteve presente durante semana, no decorrer da programação. Toda a equipe de colaboradores realizou um excelente trabalho para que isso fosse possível. Além de contar com a parceria excepcional dos autores, apoiadores e artistas locais, que se disponibilizaram para somar com o evento, tornando possível a sua realização.

“Na certeza de que a Biblioteca teve uma grande visibilidade ao abrirmos as portas para esse leque de diversidade cultural, pretendemos dar continuidade às atividades. Algumas já realizamos durante todo o ano, promovendo um espaço lúdico de educação e arte”, ressaltou Wanderson.

24128491047_9a90b0fe5c_zNo último dia de festividade, na sexta-feira (08/12), a Biblioteca Municipal recebeu o Coral “Vozes de Itaboraí”, a apresentação da esquete teatral “Vozes da África”, com os alunos das Escolas Municipais Clara Pereira de Oliveira e Marly Cid Almeida e ainda apresentam  leituras dramatizadas de poesias. Finalizando à tarde de programações, as professoras Nice Mello e Anne Lima realizaram um aulão de dança gratuito para os alunos presentes.

A estudante Jéssica da Silva relatou a sua felicidade em participar das atividades oferecidas pela Biblioteca. ”É um grande privilégio estar aqui neste dia especial, participando do aniversário da Biblioteca. Eu fiquei apaixonada em ver como cada detalhe foi pensado também para nós alunos. Que programações como esta possam acontecer mais vezes”, afirmou Jéssica.

Na quinta-feira (07/12), a Biblioteca recebeu a autora e bibliotecária, Ana Lúcia Merege, que ministrou as palestras “Literatura Fantástica”, relatando uSequence 27.Still002m breve histórico do gênero, as principais vertentes especulativas (fantasia, horror e ficção científica) e o fortalecimento da literatura fantástica no mundo contemporâneo. E “Literatura e Distopias”, retratando a literatura ambientada em cenários distópicos, desde “Viagens de Gulliver” a séries juvenis como “Jogos Vorazes” e “Divergente”. Neste dia, compareceram aproximadamente 80 pessoas, dentre eles, alunos do Colégio Estadual Visconde de Itaboraí, alunos de Teatro da Escola de Artes e Ofícios Prof. Washington Luiz José da Costa, professores e leitores.

Na quarta-feira (06/12) seguindo a programação, com um público de aproximadamente 80 pessoas, o cartunista Paulo Alves, da Turma do Guaraná realizou um bate-papo infantojuvenil e distribuiu revistas em quadrinhos para cada criança e sorteou brindes exclusivos da “Turma do Guaraná”. Os estudantes das Escolas Municipais Ângelo Buriche Coutinho e Clara Pereira de Oliveira participaram de uma visita orientada, realizada com fantoches pelos pontos históricos da Cidade.

©2018 - Desenvolvido por Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável