• Central de Atendimento:
  • 3639-1505 | 3639-1875
  • Nossa Estrutura
publicada em 15 de dezembro de 2017 por Prefeitura de Itaboraí
Programa de Esporte e Lazer da Cidade (PELC) é lançado em Itaboraí
FacebookTwitterGoogle+LinkedInEmailShare

38121946665_d940a7ceb5_zA Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, em parceria com o Ministério do Esporte e a Universidade Federal Fluminense (UFF) realizou na última segunda-feira (11/12), no Salão Nobre da Prefeitura, o lançamento do Programa de Esporte e Lazer da Cidade (PELC).

O programa tem o intuito de proporcionar a prática de atividades físicas, culturais e lazer que envolve todas as faixas etárias, incluindo pessoas portadoras de deficiência. Além de estimular a convivência social, a formação de gestores e lideranças comunitárias, favorecendo a pesquisa e a socialização do conhecimento, contribuindo para que o esporte e lazer sejam tratados como políticas e direitos de todos.

As inscrições começam no dia 2 de janeiro de 2018, em um dos núcleos na cidade. Sendo nos bairros de Vila Brasil, Porto das Caixas, Retiro São Joaquim, Itambi, Sambaetiba, Rua 100, Joaquim de Oliveira, Marambaia Reta, Venda das Pedras, Visconde de Itaboraí e Apollo. O programa é destinado a pessoas a partir dos 6 anos de idade, inclusive portadores de necessidades especiais. Para se inscrever é necessário comparecer no núcleo e levar xerox do comprovante de residência, RG e CPF. Menores de idade deverão ir acompanhados de um responsável.

O prefeito de Itaboraí, Dr. Sadinoel Souza ressaltou que atualmente o programa tem uma boa estrutura, e com isso é possível observar sua melhora. “Os educadores do PELC, que foram capacitados são de uma importância fundamental para o decorrer do programa e assim impulsionar os alunos para uma oportunidade de futuro”, disse o prefeito.

38121944985_fd74bf5599_zDurante o lançamento do programa, o Senhor Moacyr, técnico e fundador de uma escolinha de futebol no município foi homenageado pelo seu conhecimento social, consciência em sociedade e por tudo que ele representa para a comunidade Itaboraiense.O instrutor de violão do PELC. Márcio Alves ofereceu uma apresentação a todos os presentes, mostrando a qualidade do ensino das oficinas, tocando e cantando a canção “Acredite”.

Segundo o secretário municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Fernando Roscio, o PELC é um convênio de 2013, com o Ministério do Esporte, mas que só agora, após cumprir todas as etapas obrigatórias pôde ser dado início. “Fico feliz por ter tantas modalidades para praticar esportes disponíveis na cidade. Que esse seja o início de muitos incentivos para os participantes”, disse o gestor da pasta.

Através do PELC, serão ofertados 4.800 mil vagas para a população, divididos em 12 núcleos e 18 sub núcleos, sendo 10 núcleos e 16 sub núcleos referentes ao convênio firmado entre a Prefeitura de Itaboraí e o Ministério do Esporte. E dois núcleos e dois sub núcleos referentes à parceria da prefeitura e a UFF.

Ao todo serão 24 atividades diferentes de esporte e lazer, dentre elas estão ginástica, caminhada, artesanato, taekwondo, música, skate, futsal, vôlei handebol, recreação, reforço, artesanato, jogos de tabuleiro, capoeira, parkour, slackline, ballet, dança. Além disso, o programa estará gerando 85 vagas de empregos diretos para a cidade, e ainda disponibilizando todo o material necessário para o pleno desenvolvimento, sem custos aos cofres da Prefeitura. Esteve presente ao evento, o secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca, Renato Machado e o chefe de Gabinete, Jorge Antônio Silva e o representante do Ministério do Esporte, Wilson Gottardo.

Abaixo segue os locais, endereços e atividades oferecidas pelo PELC

Vila Brasil

Capela Santa Edwiges, na Rua 7, s/nº

Quadra poliesportiva da Escola Municipal Antônio Carlos Rodrigues Mororó, na Rua Bahia, nº 395.

Porto das Caixas

Associação de Moradores de Porto das Caixas, na Avenida Nossa Senhora da Conceição, s/nº.

Quadra Poliesportiva de Porto das Caixas, na Rua 6, s/nº

Campo do Portuense, na Rua Tenente Joaquim Rabelo de Mattos

Retiro São Joaquim

Centro Educacional Pedagógico Plínio Paschoal, na Rua Maceió, lote 4, quadra 120

Campo do Ernani, na Avenida Belo Horizonte, s/nº

Itambi

Primeira Igreja Batista de Itambi, na Rua Djalma Lemos, nº 459

Campo do Sociedade Esportiva Manilhense

Sambaetiba

Centro Comunitário de Sambaetiba, Estrada de Sambaetiba, s/nº

Campo do Radar

Quadra poliesportiva, da Escola Municipal Geremias de Mattos Fontes, na Avenida Carlos Alberto Mendonça, s/nº

Rua 100

Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na Rua F, quadra 165, lote. 3 e 4

Quadra poliesportiva da Rua 100, na Rua Papa João XXIII, 1318-1390

Campo do Sr. Moacyr, na Rodovia Governador Mário Covas, nº 80, em Ampliação

Joaquim de Oliveira

Associação de Moradores de Joaquim de Oliveira, na Rua 5, lote 325

Campo do Beira Rio, Avenida Dr. Elias de Miranda, s/nº

Vera Gol Esporte e Lazer, na Avenida Vinte e Dois de Maio, nº 3428

Marambaia

Primeira Igreja Batista do Planalto, na Rua Anápolis, nº 329

Campo do Planalto de Marambaia, na Rua Anápolis, s/nº

Reta

Capela Nossa Senhora de Fátima, na Rua 28, nº 1983

Quadra poliesportiva da Escola Municipal Genésio da Costa Cotrim, na Rua 20, s/nº

Campo do Cruzerinho, no bairro Esperança.

Venda das Pedras

Primeira Igreja Batista de Venda das Pedras, na Avenida Carlos Lacerda, nº 285 Campo de Venda das Pedras, na Avenida Carlos Lacerda, s/nº

Irmães Passonistas, na Avenida Carlos Lacerda, Areal

Visconde de Itaboraí