• Central de Atendimento:
  • 3639-1505 | 3639-1875
  • Nossa Estrutura
publicada em 15 de dezembro de 2017 por Prefeitura de Itaboraí
Projeto de música “Educasom” forma alunos em Itaboraí
FacebookTwitterGoogle+LinkedInEmailShare

39070153491_98a1ec368d_zAproximadamente 46 alunos, dos municípios de Itaboraí, Tanguá, São Gonçalo e outros se formaram na última quinta-feira (14/12), no Projeto Educasom, oferecido pela Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil, por meio da Banda de Música da Guarda Municipal. A cerimônia aconteceu no Esporte Clube Comercial e contou com a presença de familiares e amigos dos formandos.

Segundo o secretário municipal de Segurança e Defesa Civil, Luiz Alberto Mendonça, o projeto visa promover integração e inclusão social. Assim contribui para a melhora na atenção e rendimento escolar, estimulando novos hábitos e o principal formando músicos/musicistas.

“Quero agradecer a todos os presentes, que vieram prestigiar esses alunos. Tenho certeza que em um futuro bem próximo, eles serão profissionais da música. E para os jovens presentes, que vieram assistir a apresentação, venham fazer parte deste projeto também. Gostei muito de tudo que ouvi e quero agradecer aos guardas municipais, pelo belíssimo projeto e ao Prefeito Dr. Sadinoel, pelo apoio”, frisou o gestor da pasta.

38188631265_c84b1cd381_zOs formandos, juntamente com os professores do projeto, sendo os guardas municipais músicos fizeram uma espécie de “concerto”. Dentre as músicas instrumentais estavam Overture e o tema dos filmes Os Vingadores e Batman.

Segundo o coordenador do Educasom, o guarda municipal (GM) Márcio Luiz da Silva Júnior, que também foi um dos idealizadores do projeto, em parceria com GM Elias Nascimento, os alunos formandos concluíram a primeira etapa do curso, que terá ainda mais duas etapas, sendo dois anos. Todos obtiveram bom desenvolvimento, frequência, e rendimento nas aulas teóricas.

“Alguns alunos aqui estiveram prestes a entrar na Universidade de Música, por apenas meio ponto. Tenho a convicção que em mais um ano de curso, eles possam prestar concurso, por exemplo, nas Forças Armadas e/ou ingressar numa instituição de ensino superior”, disse Márcio Luiz, que é bacharel em Trompete, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

39070154181_cc6ed450de_zAs aulas do Educasom, sendo uma vez por semana iniciaram em março, na Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) de Itaboraí, para os instrumentos de clarinete, flauta, saxofone, trompete, trombone, tuba e percussão. O programa tem o objetivo de disponibilizar a população de Itaboraí e municípios vizinhos, um curso de especialização em música, ministrado pelos próprios músicos da Banda.

Um dos formandos do projeto, o aposentado José Divaldo de Matos, 68 anos e morador de Marambaia ficou sabendo do curso, por meio do jornal e logo se interessou para se inscrever no instrumento de clarinete.

“Eu achei o curso espetacular e vou continuar até o final. Assim que tiver mais preparado, quero tocar na Igreja aonde participo das missas e grupos de orações. E mesmo com a minha idade, não tive problemas de aprendizado e convivência com os mais jovens, a minha professora, por exemplo, é nova e muito qualificada”, disse José Divaldo, ao lado da sua professora Camila Claudino.

Prefeitura Municipal de Itaboraí
©2017 - Desenvolvido por Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável