Em 15 de dezembro de 2017 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí
Escola de Itambi ganha 3ª edição da Olimpíada da História de Itaboraí
FacebookTwitterGoogle+LinkedInEmailShare

38360041474_7331c070f3_zA Escola Municipal Luzia Gomes de Oliveira, em Itambi ganhou a 3ª edição do projeto da Olimpíada da História de Itaboraí, promovida pela Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEME). A finalíssima aconteceu na tarde da última quinta-feira (14/12), na Associação da Maior Idade, no Centro e reuniu centenas de pessoas, entre estudantes e professores de Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano de escolaridade) da rede pública Municipal de Ensino, das seis escolas finalistas.

Em clima de alegria e concentração, as equipes finalistas, divididas por cores de camisa definida anteriormente participaram de diversas tarefas, cada uma com certo valor de pontuação, que foram somadas a pontuação da fase online da Olimpíada. Dentre as tarefas estavam à montagem de um quebra-cabeça com 70 peças, com a imagem do Convento São Boa Ventura; apresentação musical de dança, inspirado na trilha sonora da novela “Estúpido Cupido”, gravada em Itaboraí; prova com 10 questões, de múltipla escolha e discursiva; jogo de Quizz, com 10 perguntas.

O secretário municipal de Educação, Marcos Dias agradeceu a todos os alunos presentes, a equipe coordenadora do projeto e funcionários da SEME, e aos professores, que se empenharam para estar na finalíssima, auxiliando seus alunos. “Vale ressaltar que todos são vencedores, pois deixaram muitas outras equipes para trás. Obrigada as escolas que aderiram ao projeto, sem vocês seria impossível a Olimpíada acontecer”, disse o gestor da pasta.

39070335271_513ecfe0eb_zNas três primeiras colocações, os quatro alunos e professor orientador de cada equipe receberam uma premiação. Em primeiro lugar foi um notebook para cada estudante e data show para o professor. Em segundo lugar tablet para os alunos e em terceiro lugar caixa amplificadora de som, e para os professores do segundo e terceiro lugar, também data show. Já do quarto ao sexto lugar, os alunos e professores receberam medalhas, livros e certificado de participação.

Na classificação geral ficou a Escola Municipal Luzia Gomes de Oliveira, em Itambi, em primeiro lugar, com a equipe Historiadores. Em segundo lugar, Os Historiadores do Futuro e em terceiro Os Historiadores Mirins, ambos da Municipal Clara Pereira de Oliveira, em Nova Cidade.  Na quarta colocação, a equipe Maria Ana Faz História, da Escola Municipal Profª Maria Ana Moreira, no Rio Várzea; em quinto lugar, Elite do Onze, da Escola Municipalizada Onze de Junho, no bairro Iguá. E na sexta colocação, As Historiadoras, da Escola Municipal Jornalista Alberto Torres, no Apolo.

Integrante da equipe campeã, a estudante do 9º ano do Ensino Fundamental, Ludynilla Antônio Pereira, 14 anos era só alegria. “Esta é a segunda vez que participo da Olimpíada da História de Itaboraí, e posso dizer que é sempre um aprendizado diferente, conhecendo mais da história da nossa cidade. Ganhar esse notebook de prêmio foi algo sensacional e que vai me ajudar muito nos trabalhos escolares. Quero agradecer a toda escola que nos ajudou muito”, disse a aluna.

24209273527_6495cd215c_zO projeto aconteceu online em suas quatro primeiras fases, através da plataforma digital www.olimpiadaitaborai.com.br, com diversos textos, vídeo-aulas, atividades e tarefas a serem lidos e desenvolvidos pelos alunos, baseados nos temas sobre a história, a memória e a cultura do município de Itaboraí. E também acessível ao público em geral, que pode acessar como “Visitante”.

A abertura da 3ª edição da Olimpíada da História de Itaboraí se deu no dia 9 de agosto deste ano, quando a plataforma entrou no ar para inscrições das equipes, as quais, à medida que iam realizando as atividades online, acumulavam pontos. As seis equipes com maior pontuação ao final da 4ª fase se classificaram para a finalíssima, uma grande gincana presencial, onde após realizarem os desafios, provas e tarefas.

A “torcida organizada” também abrilhantou o evento, com bolas, pompons e muita animação. E a música ficou por conta da Banda Trilha Sonora.

O projeto Olimpíada da História de Itaboraí, organizada pela Assessoria de Projetos Pedagógicos, da Coordenação de Projetos Especiais, da Subsecretaria de Gestão e Ensino da SEME, tem por objetivo resgatar, valorizar e incentivar a preservação e a divulgação da história, da memória, do patrimônio e da cultura itaboraienses. Assim relacionados ao contexto brasileiro e mundial, fomentando o estudo, a pesquisa, o interesse e o conhecimento sobre o município, o estímulo à boa convivência entre educandos e educadores, a edificação de valores, a inclusão digital e o uso das mídias e tecnologias como ferramentas pedagógicas.

©2018 - Desenvolvido por Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável