• Central de Atendimento:
  • 3639-1505 | 3639-1875
  • Nossa Estrutura
publicada em 19 de dezembro de 2017 por Prefeitura de Itaboraí
Itaboraí sediou encontro de Mobilidade Urbana
FacebookTwitterGoogle+LinkedInEmailShare

38161265974_0964229ec0_zA Prefeitura de Itaboraí, por meio das secretarias municipais de Transportes e de Meio Ambiente e Urbanismo realizou no dia 6 de dezembro (quarta-feira), no Salão Nobre da Prefeitura, o seminário e oficina “Construindo o Plano de mobilidade Urbana”, com a equipe do World Resources Institute (WRI) Brasil. O curso teve como objetivo capacitar os técnicos que vão elaborar os planos de mobilidade setoriais dos municípios. O projeto tem a parceria com o Governo do Estado e também com a Câmera Metropolitana.

A secretária municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Paloma Martins relatou sobre a importância do plano de mobilidade. “O plano é fundamental para qualquer ação que o município faça em sua área. Se você vai construir uma casa, precisa ter uma planta detalhada ou vai cometer muitos erros, é parecido com isso”, disse a secretária.

A programação inicial contou com a palestra da diretora de Desenvolvimento Urbano do WRI Brasil, Nívea Oppermann e sua equipe, e também com a participação dos servidores das prefeituras de Itaboraí, Magé e São Gonçalo. Foram abortados temas referentes ao transporte ativo e gestão de demanda de viagens, transporte coletivo e DOTS. Além da apresentação dos sete passos para construção do plano de mobilidade e ao final do seminário os presentes participaram da dinâmica para identificação de próximos passos e ações prioritárias e um debate.

27099799369_44f41d5db3_z (1)A Lei nº 12.587/2012 relacionado à Política Nacional de Mobilidade Urbana determina que todos os municípios com mais de 20 mil habitantes se faz necessário a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana.

A arquiteta Nair Paula Cabral, que esteve presente nas oficinas ressaltou a necessidade do plano de mobilidade. “A integração entre aos municípios é essencial. Com a aproximação da Câmera Metropolitana dando esse suporte de capacitação, já podemos ver uma melhora do município em relação a posição estratégica”, afirmou Nair.

Estiveram presentes as oficinas o superintendente do grupo executivo de gestão metropolitana, Gerard Fischgold e o secretário municipal de transporte, Luiz Henrique Conceição.

Prefeitura Municipal de Itaboraí
©2017 - Desenvolvido por Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável