• Central de Atendimento:
  • 3639-1505 | 3639-1875
  • Nossa Estrutura
publicada em 22 de dezembro de 2017 por Prefeitura de Itaboraí
Casa de Cultura exibiu documentário “História da Fome no Brasil”
FacebookTwitterGoogle+LinkedInEmailShare

39196965261_0edcd89fb2_zA Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres (CHAT), por meio do Instituto Cultura e Movimento (ICEM) recebeu na última quarta-feira (20/12), o documentário “História da Fome no Brasil”, dirigido por Daniel Souza, filho do Herbet de Souza, mais conhecido como Betinho, fundador do Movimento Social Ação da Cidadania e idealizador da campanha ”Natal sem fome”.  A programação teve como intuito expor a situação de fome em que se encontravam os 32 milhões de brasileiros antes do ano de 2014, e assim fomentar a pensamento cultura e critico.

O integrante da produção do ICEM, Sérgio Portugal relatou a importância de construir laços com o município de Itaboraí. “O documentário tem um vasto material de arquivos e demandou muito trabalho. A ideia é que chegassem a todas as escolas, faculdades e lugares que tem menos acesso, promovendo a mobilização social, e assim trazendo uma ordem social menos injusta e desigual. Esperamos que no próximo ano, possamos trazer muito mais produtos audiovisuais para a população”, disse Sérgio.

38489659054_bc50026701_zA ideia do documentário nasceu em 2014, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou que o Brasil havia deixado o mapa da fome. O levantamento mostra as pessoas que passam fome no mundo.  Porém o risco do Brasil voltar ao mapa da fome fez a Movimento Social Ação da Cidadania, transformar o documentário também em um alerta.

O visitante que assistiu ao filme, Daniel Silva ressaltou que não sabia que o Brasil tinha passado por esse período. “Gostei bastante, abriu meu olhar em relação ao próximo e me fez refletir. Tomara que tenham outros filmes e que as pessoas venham assistir e compartilhar”, afirmou Daniel.

Prefeitura Municipal de Itaboraí
©2017 - Desenvolvido por Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável