Em 4 de janeiro de 2018 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí
Itaboraí oferece 30% de desconto no IPTU de 2018
FacebookTwitterGoogle+LinkedInEmailShare

Redução é para quem pagar a cota única até 9 de março

Secretário Municipal de Fazenda Edson Brandão - IPTU 2018 00dddddA Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda está oferecendo 30% de desconto para pagamento à vista do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2018. O contribuinte poderá quitá-lo, em cota única, até o dia 9 de março. ou poderá também efetuar o pagamento em até 10 parcelas mensais, com o valor integral do imposto. Nesse caso, a primeira parcela terá vencimento em 9 de março e as demais no nono dia dos meses subsequentes.

Os carnês de IPTU de áreas com edificações serão entregues na primeira semana de fevereiro. O contribuinte que não quiser esperar para recebê-los em casa poderá obter o documento de forma on-line, a partir da próxima segunda-feira (08/01), pelo site oficial da Prefeitura de Itaboraí www.itaborai.rj.gov.br

E desde o último dia 2 de janeiro (terça-feira), o documento para pagamento do IPTU já está disponível na Secretaria Municipal de Fazenda, para aqueles que não têm acesso à internet.

O secretário municipal de Fazenda, Edson Brandão acredita que por conta do sucesso da Anistia 2017, que ocorreu entre os meses de setembro a dezembro, os contribuintes tentarão manter a regularidade fiscal, evitando assim, ter seu nome inscrito em Dívida Ativa com a incidências dos acréscimos legais devidos e até ser alvo de cobrança judicial.

“Na Anistia 2017, os contribuintes puderam regularizar ou dar início a regularização, por meio do parcelamento de suas dívidas junto a Prefeitura, como IPTU, ISS, taxas diversas e outros. Foram mais de 10 mil parcelamentos efetuados. E com isso creio que as pessoas tentarão manter a sua situação regular junto a Prefeitura”, destacou o secretário, Edson Brandão.

Vale ressaltar que não houve aumento real do IPTU, apenas uma atualização monetária de 2,54% exigida por lei, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do período de 12 meses (outubro de 2016 a setembro de 2017). o valor da Unidade Fiscal de Referência do Município de Itaboraí (UFITA) também foi corrigida pelo mesmo índice.

Os portadores de HIV, doenças físicas e mentais poderão obter isenção do o valor do IPTU. Para tanto, deverão abrir processo junto ao protocolo da Secretaria Municipal de Fazenda comprovando sua situação. Existe também isenção do valor do IPTU para maiores de 65 anos, que atendam aos requisitos legais, mediante também, à abertura de processo administrativo.

E quem estiver com IPTU de anos anteriores em atraso e quiser regularizar a situação, poderá procurar a Secretaria Municipal de Fazenda para negociar a dívida. A Secretaria Municipal de Fazenda fica localizada na Rua Fidélis Alves, nº 101, Centro. Horário de funcionamento, de segunda a sexta-feira, das 8:30h às 16:30h.

©2018 - Desenvolvido por Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável