• Central de Atendimento:
  • 3639-1505 | 3639-1875
  • Nossa Estrutura
publicada em 11 de janeiro de 2018 por Prefeitura de Itaboraí
Itaboraí discute proposta de Ordenação Urbana
FacebookTwitterGoogle+LinkedInEmailShare

38793273414_ef0f9b45d1_zA Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Integração com o COMPERJ realizou na última quarta-feira (03/01), no Salão Nobre da Prefeitura, a audiência e consulta pública para tratar de assuntos relacionados ao ordenamento comercial dos vendedores ambulantes do Centro da cidade. O objetivo do encontro foi de reunir os ambulantes e autoridades responsáveis pela exposição das propostas, sociedade civil organizada e o público em geral para definir um futuro melhor para a classe.

A apresentação da proposta de Ordenação Urbana foi exibida em forma de maquete eletrônica em 3D, onde os visitantes e autoridades presentes puderam analisar e se orientar das etapas, iniciação e término do projeto. A Ordenação Urbana iniciará na segunda quinzena de janeiro e abrangerá o trecho da Avenida 22 de maio até Praça Doutor Celso Nogueira.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Integração com o COMPERJ, Edson Brandão ressaltou a importância da proposta do projeto de Ordenação Urbana. ”Foi visível o empenho e garra de toda a equipe ao desenvolver o projeto de reurbanização e assim proporcionar melhoria do local de trabalho para os ambulantes e camelôs. As propostas contêm três etapas que serão de grande valia para todo o município”, disse o gestor da pasta.

27725100119_0d2a1d3242_zO projeto é composto por três etapas, à primeira ocorrerá o assentamento organizado dos vendedores ambulantes, que terão tabuleiros padronizados em medidas de 1,0 x 1,50 metros. Já na segunda etapa será realizada a revitalização da Praça Alarico Antunes, a Praça do chafariz, que receberá iluminação, recuperação dos equipamentos e ainda retornará o funcionamento do chafariz. Por último a Praça Doutor Celso Nogueira será transformada em um espaço gastronômico, a Casa do Futuro será ocupada pela Guarda Municipal e pela fiscalização de posturas para manter, além da segurança a manutenção pública e a conservação do local.

O presidente da associação de vendedores ambulantes e camelôs de Itaboraí, Marcelo Guimarães relatou que é importante essa relação da Prefeitura em expor como funcionam as ações de ordenamento, e ainda promover as inclusões entre os secretários, ambulantes e camelôs. “Estou satisfeito com essa inclusão que certamente irá buscar pela ordem do comércio informal e ainda manter uma relação pacífica e de parcerias”, afirmou Marcelo.

As intervenções que serão feitas nas regiões acarretarão em algumas mudanças nos pontos de ônibus, pela questão do fluxo de pessoas e ainda nas ruas do entorno, para assim viabilizar a implantação correta do projeto.

27725101599_1b3991e549_zO ambulante Jefferson Luiz Neto afirmou que proposta é boa, se for para frete e concluída será maravilhoso para todo o município. “Estamos aqui para somar, espero que seja concluído todo o projeto e que nos possamos usufruir deste lugar, que também é nosso lugar de trabalho”, disse Jefferson.

Estiveram presentes os secretários municipais de Meio Ambiente e Urbanismo, Paloma Martins; de Transportes, Luiz Henrique Gonçalves; de Segurança Pública e Defesa Civil, Luiz Alberto Mendonça e de Desenvolvimento Social, Roberto Costa. Além de representantes e técnicos das secretarias municipais. Os arquitetos responsáveis pelo projeto Milton Duarte, Rosária Maria Santana e Mônica Virgílio. Os vereadores Paulo Alves, Joana Lage e Marcelo Lopes. E ainda os convidados, Ricardo Caldas, da Câmara dos Dirigentes Lojistas; Dr. Jocivaldo Lopes, presidente da OAB de Itaboraí; Renata Nóbrega, presidente do Rotary Club e Marco Antônio de Jesus, da loja maçônica Amor Concórdia. Além de representantes da Câmara de Vereadores, Associação dos Ceramistas de Itaboraí, ambulantes, entre outros.

Prefeitura Municipal de Itaboraí
©2017 - Desenvolvido por Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável