PMI
PMI
Em 31 de janeiro de 2018 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí
Itaboraí promove capacitação em Saúde Mental
FacebookTwitterGoogle+LinkedInEmailShare

39826387662_fbe6cc264e_zA Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Núcleo de Educação Permanente em Saúde, em parceria com a Universidade Columbia promoveram nos dias 23, 25 e 30 de janeiro, no auditório da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, a capacitação referente à pesquisa de Tuberculose e Depressão, da Dra. Annika Sweetland, professora do departamento de psiquiatria da Universidade Columbia, em Nova Iorque. Ainda nesta sexta-feira (02/02), acontecerá no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, o encerramento da capacitação.

As oficinas tiveram o intuito de oferecer aos médicos, técnicos, enfermeiros e agentes comunitários de Saúde, uma capacitação para lidar com o cuidado em Saúde Metal, na Atenção Básica e assim trazer melhoria no atendimento à população itaboraiense.

“Não há Saúde, sem Saúde Metal. A expectativa do trabalho de Saúde Mental não-especializado juntamente com o especializado promove o aumento da competência da rede municipal. Firmando assim, a prioridade, que é identificar e encaminhar o indivíduo que apresenta sintomas de doenças mentais para o setor especializado no município”, disse a palestrante e psicóloga, Kali Alves.

38959752125_7f2c4c520c_zAs palestrantes Karen Santo e Kali Alves, ambas formadas em Psicologia, pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) realizaram a capacitação de profissionais não-especializados em Saúde Metal, baseado no guia de intervenções Mental Health Gap Action Programme (MHGAP), da Organização Mundial de Saúde (OMS).

No primeiro dia de palestra os aprendizes puderam esclarecer suas dúvidas e fazer perguntas, citar desafios e cuidados em Saúde Metal na Atenção Primária. Além de receberem orientações na oferta de cuidados, avaliação inicial, plano de cuidado e como proceder mediante a situação referente ao diagnóstico de pessoas com depressão.

Já no segundo dia de capacitação foram abortados assuntos sobre o suicídio, autoagressão, recursos comunitários e algumas dinâmicas de comunicação com o paciente. E ainda discutiram sobre três tipos de casos e puderam assistir a um vídeo do Vikram Patel, sobre a Saúde para todos envolvendo a todos. Durante o terceiro dia foi assistido slides explicativos, dinâmicas de grupo e conversas participativas, tudo relacionado a busca da qualificação da Atenção Básica em Saúde Mental.

39826389202_1dc96930a8_zA médica da Unidade de Saúde da Família do Sapê, Ingrid Lima relatou que esse tipo de capacitação é muito relevante, pois é preciso ver um paciente como um todo, e não só o lado físico. “Esse compartilhamento esclareceu-me algumas dúvidas. Além disso, todo conhecimento é bem-vindo, não é porque sou médica, que não posso aprender com um agente comunitário e outros servidores da Saúde”, disse Ingrid.

Estiveram presentes, Fátima Virgínia, enfermeira da Prefeitura do Rio de Janeiro; Claudio Gruber Mann, especialista em Saúde Metal e doutor em Ciências; Dra. Annika Sweetland, professora do departamento de Psiquiatria da Universidade Columbia e a enfermeira e coordenadora do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, Maria José Fernandes.

Portal Oficial da Prefeitura Municipal de Itaboraí
Praça Marechal Floriano Peixoto, 97 - Centro, Itaboraí - RJ, 24800-165
©2018 - Desenvolvido por Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável