Em 8 de fevereiro de 2018 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí
2º Encontro de Folia de Reis agita cidade
FacebookTwitterGoogle+LinkedInEmailShare

26228169758_cf979c7655_zA Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro recebeu na noite da última sexta-feira (02/02), o 2º Encontro de Folia de Reis de Itaboraí. O encontro contou com dois grupos, sendo Bandeira Estrela do Oriente e Bandeira Estrela do Oriente II, ambas da Reta Nova. O cortejo começou em frente à Igreja Matriz de São João Batista e terminou com uma apresentação dentro da Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres.

Com roupas típicas enfeitadas com paetê, fitas, coroa de flores e ainda instrumentos como sanfona, pandeiros, chocalho, triângulo e outros, os integrantes dos dois grupos, aproximadamente 50 componentes entoaram canções folclóricas e animaram o público presente.

O secretário municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Fernando Roscio fez questão de comparecer e prestigiar o evento. O objetivo da Secretaria é realizar futuramente um Festival de Folia de Reis da Região, com participação de municípios como Tanguá, Rio Bonito, Niterói e outros.

39203099375_1979486aa4_z“Estamos revivendo uma cultura popular, que estava paralisada na cidade. Fui procurado pelos responsáveis dos grupos e juntamente com a equipe da Secretaria e parceiros fizemos um grande esforço para realizar o evento. Vi aqui pessoas emocionadas e outras surpresas com a apresentação, algo novo para muitos”, disse o gestor da pasta, ressaltando que a Secretaria está de portas abertas receber outras manifestações culturais.

A moradora de Jardim Imperial, Joana Castilho, 42 anos ficou sabendo da programação pelas redes sociais, na página oficial da Prefeitura de Itaboraí e quis trazer seus filhos para ver a apresentação.

“Meus filhos, com idade de 17 e 14 anos nunca tinham assistido a uma apresentação de Folia de Reis e ficaram encantados. Eu sou do Estado de Minas Gerais e na minha infância e adolescência todo ano assistia as apresentações de Folia de Reis e amava. Mas aqui em Itaboraí, onde moro há 15 anos, nunca tinha visto. Gostei de participar e ainda mais de mostrar uma cultura popular aos meus filhos”, disse Joana.

26228172768_4e74315de6_zFolia de Reis é uma manifestação cultural religiosa festiva e classificada, no Brasil, como folclore; praticada pelos adeptos e simpatizantes do catolicismo, no intuito de rememorar a atitude dos Três Reis Magos — que partiram em uma jornada à procura do esconderijo do Prometido Messias (O Menino Jesus Cristo) — para prestar-lhe homenagens e dar-lhe presentes.

©2018 - Desenvolvido por Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável