PMI
PMI
Em 23 de fevereiro de 2018 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí
Itaboraí realiza capacitação em Aconselhamento Interpessoal aos profissionais de Saúde
FacebookTwitterGoogle+LinkedInEmailShare

39504146235_964a63cd6c_zA Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, em parceria com a Universidade Columbia realizou entre os dias 20 e 22 de fevereiro (de terça a quinta-feira), no auditório da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, a capacitação em Aconselhamento Interpessoal. A ação faz parte da pesquisa “Integrando o tratamento de depressão baseado em evidências na atenção primaria à rede de Saúde”, que envolve a Tuberculose e Depressão, da Dra. Annika Sweetland, professora do departamento de psiquiatria da Universidade Columbia, em Nova Iorque.

A capacitação foi destinada as equipes das Unidades de Saúde de Sapê e Visconde, ambas selecionadas pela pesquisa. E teve a participação de médicos do Programa Municipal de Saúde Mental, e dos integrantes dos programas municipais de Controle da Tuberculose e de Controle do Tabagismo e do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS).

39504140995_5568d9c74f_zSegundo a coordenadora do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, Maria José Fernandes, o objetivo do encontro é capacitar os profissionais de Saúde das Unidades selecionadas e os outros profissionais do município a fazerem o manejo do aconselhamento interpessoal (atender os pacientes com depressão leve e moderada depois de serem diagnosticados pelo médico).

“Esta capacitação é mais um estratégia que o Programa Municipal de Controle da Tuberculose juntamente com a Universidade Columbia oferece para que o paciente não desista do tratamento. Vale ressaltar que no Brasil esta pesquisa acontece apenas em Itaboraí e segue os moldes de Moçambique”, disse a coordenadora Maria José.

Uma das capacitadoras, a graduada em medicina pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Camila Matsuzaka, que também fez residência em Psiquiatria ressaltou a capacitação como algo enriquecedor. “Acredito que precisamos dar acesso ao tratamento de Depressão, com uma boa capacitação ao profissional de Saúde. Que o Brasil utilize terapias e intervenções baseadas em evidências científicas, como é no caso do aconselhamento interpessoal, já usado mundialmente”, disse Camila.

39690074894_e6488f77f2_z“Foi ótimo estar aqui, o aconselhamento interpessoal é uma ferramenta a mais, que posso levar para utilizar com os meus pacientes cadastrados. As técnicas são de suma importância, porque nos direcionam durante todo o processo”, disse o agente comunitário da Unidade de Saúde de Visconde, Rogério Pires.

A capacitação contou ainda com a presença da enfermeira especialista em Saúde Mental e mestre em Educação Profissional em Saúde, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e o especialista em Saúde Mental e doutor em Ciências, Cláudio Gruber Mann.

Portal Oficial da Prefeitura Municipal de Itaboraí
Praça Marechal Floriano Peixoto, 97 - Centro, Itaboraí - RJ, 24800-165
©2018 - Desenvolvido por Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável