Em 26 de fevereiro de 2018 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí
Itaboraí implanta Núcleos Ampliados de Saúde da Família (NASF) no município
FacebookTwitterGoogle+LinkedInEmailShare

40399266522_f1935466ac_zA Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou na última quinta-feira (22/02), no auditório da Secretaria, a demonstração do projeto NASF – Núcleos Ampliados de Saúde da Família. O encontro reuniu aproximadamente 40 profissionais, entre eles assistentes sociais, nutricionistas, fisioterapeutas, educadores físicos, psicólogos, fonoaudiólogos e farmacêuticos, que participarão do projeto no município.

Os Núcleos Ampliados de Saúde da Família (NASF) foram criados pelo Ministério da Saúde em 2008, com o objetivo de apoiar a consolidação da Atenção Básica no Brasil, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços, assim como a resolutividade, a abrangência e o alvo das ações.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Júlio César Ambrósio somente agora, 10 anos depois, o NASF está sendo implantando em Itaboraí. “É importante que vocês saibam que estão fazendo parte de um marco para a cidade. Espero que no próximo ano estejamos aqui comemorando ótimos resultados. Quero contar com o trabalho, alegria e profissionalismo de todos vocês, e que possam contaminar os profissionais, com muita humanização e resolutividades”, disse o gestor da pasta, ao lado da subsecretária de Atenção Básica, Lesley Figueiredo, que apresentou o NASF aos profissionais e a vereadora Joana Lage.

38632730460_2d14aec7e2_zO NASF será um apoio matricial, que se configura como uma retaguarda especializada, que oferece suporte técnico-pedagógico às equipes de referências. As quais são equipes responsáveis pela condução de um caso individual, familiar ou comunitário.

Ao todo serão oito núcleos, que farão o apoio matricial nas 44 equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF). E cada núcleo é composto por cinco profissionais, de acordo com a necessidade local. As atividades de planejamento iniciarão no dia 5 de março, e as atividades em campo de trabalho, ainda no mês de março. As equipes do NASF farão atendimento agendado pelas equipes ESF, de acordo com a demanda levantada na consulta médica ou de enfermagem, e em visitas domiciliares. E ainda visitas domiciliares com as equipes às famílias em maior vulnerabilidade.

NASF

39546878345_085c889941_zÉ uma equipe composta por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, que devem atuar de maneira integrada e apoiando os profissionais das Equipes Saúde da Família, das Equipes de Atenção Básica para populações específicas, compartilhando as práticas e saberes em saúde nos territórios sob responsabilidade destas equipes. Criado com o objetivo de ampliar a abrangência e o escopo das ações da atenção básica, bem como sua resolubilidade, o NASF deve buscar contribuir para a integralidade do cuidado aos usuários do SUS, principalmente por intermédio da ampliação da clínica. Auxiliando no aumento da capacidade de análise e de intervenção sobre problemas e necessidades de saúde, tanto em termos clínicos quanto sanitários e ambientais dentro dos territórios.

©2018 - Desenvolvido por Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável