Em 26 de fevereiro de 2018 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí
Prefeitura de Itaboraí e Inepac buscam melhorias para preservação patrimonial
FacebookTwitterGoogle+LinkedInEmailShare

38632945220_1125a99e10_zServidores das Secretarias Municipais de Educação e a de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo juntamente com a Coordenação de Projetos Especiais e a Biblioteca Municipal Joaquim Manuel de Macedo, em parceria com Instituto Estadual de Patrimônio Cultural (Inepac) realizaram na última quinta-feira (22/02), no antigo prédio da Câmara Municipal de Itaboraí, uma reunião com os representantes do Inepac. O encontro inicial teve o objetivo estreitar laços com o Instituto, tendo em vista a elaboração de políticas públicas para a preservação do prédio e seus acervos.

O coordenador de Projetos Especiais, José Américo dos Santos ressaltou a importância da preservação dos acervos da antiga Câmara Municipal. “Uma ação imprescindível para o município, o prédio é um dos símbolos da cidade. Estamos buscando meios para dar atenção e cuidar dos patrimônios históricos e culturais da nossa cidade”, disse José Américo.

Durante a vista à Câmara, os representantes do Inepac, acompanhados com a equipe da Prefeitura realizaram uma análise das condições físicas do prédio e seus acervos. Além de discutiram sobre itens como o levantamento de inventários dos patrimônios locais e imateriais; acervo de quadros; móveis e bibliográficos, que ainda permanecem no prédio. E ainda trataram das primeiras ações de preservação do prédio da antiga Câmara Municipal, que hoje esta sob responsabilidade do poder Executivo Municipal.

38632945650_8687ffcd47_zE também as adaptações necessárias para implantação do Centro de Memória de Itaboraí, e assim viabilizar a realização das ações de preservação, como a instalação de outros equipamentos públicos ligados ao patrimônio histórico e a educação patrimonial.  O conhecido prédio histórico já abrigou a Biblioteca Municipal, em 1873 e futuramente voltará atender a comunidade quanto à pesquisa e ao conhecimento da história, democratizando ainda mais o acesso de todos á informação.

©2018 - Desenvolvido por Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável