Em 1 de março de 2018 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí
Itaboraí cadastra 345 artistas na Carteira Nacional do Artesão
FacebookTwitterGoogle+LinkedInEmailShare

40479490162_ce3b5df24f_zO Shopping Itaboraí Plaza recebeu nos dias 26 e 27 de fevereiro (segunda e terça-feira), centenas de artesãos do município, com o objetivo de se cadastrarem na Carteira Nacional do Artesão, por meio do Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro. O evento realizado pela Prefeitura de Itaboraí, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, em parceria com Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ/TurisRio) cadastrou 345 artesãos em apenas dois dias.

O prefeito de Itaboraí, Dr. Sadinoel Souza agradeceu aos envolvidos pelo evento e elogiou o público presente. “Esta Carteira Nacional dará mais dignidade aos artesãos, porque infelizmente só a palavra não vale. E ainda os mesmos poderão contribuir com a Previdência Social. Pretendemos implantar no município, um local para que vocês possam expor e vender suas artes”, disse o chefe do Executivo.

O evento destinado a artesãos e trabalhadores manuais visa reconhecer e cadastrar as atividades dos artesões como geradores de desenvolvimento regional, identificar e mapear a matéria-prima e técnica utilizada pelos artesãos do estado. Os artesãos passaram por duas etapas, a primeira o cadastro com informações pessoais e dados socioeconômicos. A segunda, uma curadoria, aonde a equipe analisou as peças produzidas e a finalização de uma obra inacabada. A Carteira Nacional do Artesão deverá ser entregue ainda neste semestre.

40479490422_930167ce2a_zA subsecretária adjunta da Secretaria de Turismo do Estado e coordenadora do Programa de Artes Brasileira, Nea Mariozz palestrou sobre as propostas e benefícios da ação. E ainda ressaltou a importância de reconhecer o artesanato como atividade econômica, com foco em ações voltadas para a geração de emprego e renda.

“O apoio do governo municipal é de suma importância, porque a partir do momento que o artesão tem dinheiro no bolso, ele compra na farmácia da cidade, na loja, no mercado e outros. É preciso também que o artesão tenha uma visão empreendedora e use das belezas naturais, culturais e históricas da cidade para confeccionar suas peças”, disse Nea Mariozz.

A Carteira Nacional do Artesão é um documento que garante o reconhecimento do trabalho do artesão ou trabalhador manual. E ainda proporciona vários benefícios exclusivos como, a participação nas feiras de Programa do Artesão Brasileiro (PAB), microcréditos, entre outros.

25651639027_66ded61936_zPara a artesã Adriana Pinto, 45 anos e moradora do Centro, a Carteira Nacional do Artesão irá abrir portas e fazer com que possa expor em outras localidades, feiras e outros. “Trabalho há 15 anos com artesanato, com costura criativa e esta é a primeira vez que vejo este cadastro aqui em Itaboraí. Que bom saber que agora tem alguém olhando por nós”, disse Adriana, que faz parte da Associação dos Artesãos do Município de Itaboraí.

E para quem não fez o cadastro na Carteira Nacional do Artesão terá a oportunidade na Rio Artes Manuais, que acontecerá entre os dias 21 e 25 de março, no Centro de Convenções Sulamerica, no Rio de Janeiro. É só levar os documentos necessários: uma foto 3×4, cópia do RG, CPF e comprovante de residência. Além de  até três peças de cada matéria-prima/técnica já produzida, e ainda uma obra inacabada, para a finalização no ato do cadastro, e assim comprovando a técnica.

O evento contou com barracas de exposição e venda de produtos de artesanato. E ainda com a presença do secretário municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Fernando Roscio; o secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca, Renato Machado; a vereadora, Joana Lage; os vereadores Agnaldo Coutinho e Paulo Alves; e o gerente de Marketing das Lojas Caçula, Roberto Santos.

©2018 - Desenvolvido por Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável