PMI
PMI
Em 12 de março de 2018 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí
Autor lança livro sobre autismo na Casa de Cultura
FacebookTwitterGoogle+LinkedInEmailShare

26835882098_3fb0756d30_zA Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres, em Itaboraí recebeu na noite da última quinta-feira (08/03), o lançamento do livro “O menino e as bolas de gude – a verdadeira história de um pequeno autista”, do autor Mário Leiland. A história retrata a vida do pequeno Pedrinho, que na década de 60 foi diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA), em uma época que não havia tantas informações sobre o tratamento do autismo.

O secretário municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo,Fernando Roscio  ressaltou que a Casa de Cultura sempre estará aberta para receber essa ações. ”É importante trazer essa cultura para o município. Os pais, as escolas e as crianças precisam prestar mais atenção nas questões relacionadas ao autismo”, disse o gestor da pasta.

Durante o lançamento do livro, o autor fez dedicatórias e autografou os livros comprados pelos visitantes. E ainda contou que pretende realizar uma produção audiovisual baseada no seu livro. Além de estar em busca de patrocínios para presentear o livro às crianças e doar a renda obtida para instituições sem fins lucrativos.

38897491040_a90710fd6c_zO jornalista e escritor Mário Leiland relatou que a sua obra é baseada em sua própria vida quando criança. O escritor conta ainda que apesar das dificuldades que passou e preconceitos, teve grande incentivo e ajuda dos pais, médicos e principalmente da avó, promovendo uma significativa evolução no seu tratamento.

“É uma honra estar aqui lançando meu livro nesta cidade que tanto respeito. Fico bem feliz que a Berenice Piana esteja prestigiando este momento, pois ela é a idealizadora da Clínica Escola do Autista, em Itaboraí e propulsora de outras ações voltadas ao autismo. Quero destacar a importância do acompanhamento dos pais no tratamento e adaptação, pois faz toda a diferença para socialização e o crescimento da criança”, afirmou o autor.

A visitante Ana Paula Santos afirmou a importância de livros que relatem sobre o autismo de forma atual. “É um privilégio estar presente neste lançamento hoje. É essencial a produção de conteúdos literários, onde pais e crianças até mesmo professores em sala de aula, possam ler e entender mais sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Poucos vêem os autistas como super dotados, a sociedade ainda tem muito preconceito infelizmente”, disse Ana Paula.

Portal Oficial da Prefeitura Municipal de Itaboraí
Praça Marechal Floriano Peixoto, 97 - Centro, Itaboraí - RJ, 24800-165
©2018 - Desenvolvido por Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável