• Central de Atendimento:
  • 3639-1505 | 3639-1875
  • Nossa Estrutura
Em 4 de abril de 2018 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí
Escola em Itaboraí é a única do Brasil exclusiva para idosos
FacebookTwitterGoogle+LinkedInEmailShare

41189924752_14aa0d1d9c_zQuando criança, Dona Maria Edith não teve oportunidade de estudar. Ela conta que seu pai, muito bravo, a obrigava ficar em casa tomando conta dos irmãos mais novos e com isso, ela perdeu a chance de aprender a ler e escrever. Hoje, com 80 anos, ela retomou os planos e voltou a estudar na primeira escola exclusiva para idosos em Itaboraí.

Prestes a completar seu primeiro ano no mês de maio, o Centro de Referência de Educação Municipal de Idosos de Itaboraí (CREMII), localizado no bairro de Ampliação, oferece aulas do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, para 92 pessoas a partir dos 50 anos de idade.

“Graças a esta escola eu já escrevo meu nome, posso ler bulas de remédios e placas nas ruas. Venci a depressão, a solidão e fiz muitos amigos. O que temos aqui é uma família acolhedora e atenciosa. Sou muito feliz aqui no colégio, ele me deu uma nova oportunidade de vida”, ressaltou satisfeita Dona Maria Edith, aluna mais velha do CREMII. Destacando ainda, muito orgulhosa, por ter aprendido a costurar nas aulas de corte e costura. Além de sua satisfação em poder mostrar o caderno de estudos aos filhos, netos e bisnetos.

41189923442_0f42f260ae_zO CREMII conta com um espaço preparado e pensado especialmente para oferecer o conforto necessário aos alunos que tem em média, uma faixa etária de 70 anos de idade. Todas as salas de aula são climatizadas e as aulas são divididas em dois turnos, manhã e tarde. Os alunos contam também com atividades extras curriculares, proporcionando uma maior integração entre eles. São palestras com profissionais de Saúde, dinâmicas em grupo, espetáculos teatrais, lanches coletivos, bazares, comemoração dos aniversariantes do mês, bailes dançantes, excursões, formação de corais, oficinas de artesanato (pintura em tecido, crochê, corte e costura). Além de muitas outras atividades que já estão sendo planejadas para este ano letivo.

“É muito gratificante trabalhar com estes idosos. Costumo dizer que eu e toda equipe aprendemos muito mais do que eles. É lindo ver os exemplos de superação, em como eles aproveitam esta oportunidade, o carinho que têm por este lugar. Quero que cada um possa levar daqui não só o conhecimento, mas também uma autoestima elevada e uma melhor qualidade de vida”, disse a diretora da unidade escolar, Janaina Buriche. Ela ainda conta que seu objetivo hoje é poder levar a escola a outros bairros de Itaboraí e assim, ampliar a rede de conhecimento e acolhimento dos idosos da cidade.

41189923662_0df09ab09c_zAinda segundo a diretora, além das aulas convencionais e variedade de cursos, os idosos participam ainda de aulas de ginástica e iniciaram a produção da horta na própria escola. A intenção é em breve, poder oferecer também almoço aos alunos.

A escola conta com 10 professores. Segundo eles, os alunos criaram o próprio lema “Nunca é tarde para sonhar”. E assim, eles apoiam uns aos outros nas dificuldades que possam enfrentar no dia-a-dia. “Os idosos são muito unidos e sonhadores. Eles querem terminar o ensino aqui no CREMII e continuar os estudos. Fazem planos de se tornarem médicos, advogados, além de desenvolverem uma visão crítica para segundo eles, exigirem os próprios diretos”, contou a professora Viviane Silva Rodrigues.

Para os interessados, o CREMII tem vagas disponíveis para novas matrículas. Basta ter mais de 50 anos e vontade de aprender. Para matricular-se é necessário comparecer a secretaria da escola, que fica na Avenida Antônio Gomes, nº1260, em Ampliação, levando os documentos de RG, CPF e comprovante de residência.

©2018 - Desenvolvido por Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável