• Central de Atendimento:
  • 3639-1505 | 3639-1875
  • Nossa Estrutura
Em 12 de abril de 2018 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí
Educação reúne equipe para combater evasão escolar
FacebookTwitterGoogle+LinkedInEmailShare

40491214895_679730f40f_zA Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Educação realizou na última terça-feira (10/04), a reunião com o Grupo de Trabalho de Controle de Frequência Escolar. A reunião teve o objetivo de alinhar as ações de acompanhamento de alunos da rede pública que estão fora da escola ou em risco de evasão.

Durante a reunião foram abordados assuntos relacionados à frequência escolar no município de Itaboraí. Segundo a Educação, hoje, um dos maiores problemas enfrentados corresponde à evasão escolar, pois existem inúmeras crianças e adolescentes que abandonam as aulas. Dando prosseguimento, foi ressaltado a importância da plataforma Busca Ativa Escolar, ferramenta gratuita que foi implantada em Itaboraí a ajuda o município a combater esta exclusão escolar. Na ocasião também foram discutidas as suas fases de desenvolvimento, metas atingidas e próximas ações a serem realizadas dentro do programa.

27516139448_701c397c90_z“O Grupo de Controle de Frequência Escolar e a Plataforma da Busca Ativa Escolar são ferramentas para inserção dos alunos na escola. Existem muitos motivos para que um aluno deixe de freqüentar as aulas e é preciso compreendê-los para conseguir obter soluções”, disse a coordenadora do Grupo de Controle de Frequência Escolar, Janaína Espíndola.

As profissionais convidadas Julia Ventura e Elza Souza, integrantes do Projeto Aluno Presente, estiveram no encontro. Na ocasião elas apresentaram suas experiências, vivências e resultados obtidos com o projeto, implantado em 2013 no Estado do Rio De Janeiro, com objetivo de conduzir os alunos à sala de aula e apoiar a sua permanência na escola e também atuar apoiando e assessorando as escolas que são cadastradas na plataforma da Busca Ativa Escolar.

A integrante do Projeto Aluno Presente, Elza Souza ressaltou ainda a importância do projeto para a cidade.  “Na plataforma é reunido profissionais de diferentes áreas como educação, saúde, assistência social e planejamento. Cada um tem um papel específico, formando assim, uma frente atuante na cidade”, afirmou.

©2018 - Desenvolvido por Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável