Em 12 de abril de 2018 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí
Itaboraí recebe exposição de quadros da artista Clara Borges

41365010052_9e930d2625_zA Biblioteca Municipal Joaquim Manuel de Macedo, em Itaboraí realizou na última quarta-feira (11/04), a abertura da exposição “As cores da alma”, da artista itaboraiense, Clara Borges. A exposição ficará disponível durante todo o mês de abril e faz parte do projeto “Arte em toda parte”, que visa valorizar a produção local de artes e cultura. A entrada é gratuita a todos.

O gestor da Biblioteca Municipal, Wanderson Silvas, ressaltou que a exposição contempla por mês um artista diferente, com o objetivo de engrandecer as suas obras e o espaço da Biblioteca. “A leitura das imagens proporcionam aos leitores o domínio das linguagens visuais, através da sensibilização e do contato frequente com as obras de arte, possibilitando o conhecimento cultural e educativo de forma aprazível aos presentes”, ressaltou Wanderson.

A artista Clara Borges, além de pintar seus quadros, também é musicista. Atualmente cursa Licenciatura em Música, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Iniciou a abertura da exposição tocando com o seu violoncelo duas peças de sua própria autoria, intitulada “Oração da tarde”, e outra ainda em construção chamada de “Improviso orgânico”. Em seguida sua irmã, violinista, a acompanhou formando um repertório contendo músicas como Agnus Day, As The Deer, Oxford suite, entre outras e encantando o público.

40693713464_02d34ffc90_zNa ocasião, os visitantes puderam apreciar o repertório musical e as 19 obras de arte expostas, produzidas por meio da técnica de pintura em óleo e acrílica, com um misto de técnicas impressionistas e expressionistas, trazendo elementos de singularidade do traço naif, técnica de pintura. Os participantes ainda tiveram a oportunidade de realizar perguntas à artista, promovendo uma roda de conversa agradável e satisfatória.

Segundo a expositora, desde pequena o gosto pelas cores e desenhos era visível em sua vida. Começou a praticar realmente a pintura após um período de intensas emoções, decidiu então se inscrever naEscola de Artes e Ofícios Professor Washington Luis José, em Itaboraí, podendo assim aprimorar a sua arte, permitindo com que seus horizontes se ampliassem.

“Estou super empolgada com o convite da Biblioteca, comecei a aprimorar a desenvoltura nos traços há pouco tempo e fiquei surpresa com o impacto que as minhas artes levaram as pessoas que prestigiaram a mostra. Dos quadros que já pintei, o que mais gosto é o Tetragram, pois é um língua hebraica que refere-se a Deus e por sua vez simboliza a minha inspiração de gratidão por tudo que sou”, disse a artista e musicista Clara.

27536872348_744954488a_zO convidado Alan Ramos, 15 anos, ficou impressionado com a mostra e ressaltou que todas as pessoas devem estar presentes nestes momentos de contemplação da arte e cultura local. “Adorei toda experiência que tive aqui hoje, isso tudo me proporciona um incentivo muito grande, pois estou iniciando no mundo da pintura”, afirmou.

Artistas interessados em expor suas obras, bastam se inscrever na própria instituição, que funciona na Praça Marechal Floriano Peixoto, nº 39, Centro. Horário de atendimento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações pelo e-mail: bibliomacedo@itaborai.rj.gov.br

©2018 - Desenvolvido por Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável