• Central de Atendimento:
  • 3639-1505 | 3639-1875
  • Nossa Estrutura
Em 13 de abril de 2018 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí
Saúde oferece capacitação em puericultura
FacebookTwitterGoogle+LinkedInEmailShare

26544966267_5b7a5cb2e7_zNa última quinta-feira (12/04), a Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu uma capacitação sobre Puericultura para médicos e enfermeiros, que atuam no Programa de Saúde da Família (PSF) do município.  O encontro teve como objetivo treinar aproximadamente 25 profissionais, para que os mesmos possam realizar consultas de puericultura com maior qualidade e de forma padronizada.

Para a coordenadora do Programa da Saúde da Família, Luana Duarte Rodrigues, puericultura é a demanda de acompanhamento do crescimento e desenvolvimento periódico e simétrico em crianças de 0 a 5 anos de idade. Além da atualização do esquema vacinal, orientação aos pais sobre a prevenção de acidentes, aleitamento materno, higiene individual e ambiental. Assim como pela identificação precoce de agravos, com vistas à intervenção efetiva e apropriada.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde o atendimento é realizado tanto através de médicos quanto dos enfermeiros, que atuam no acompanhamento e desenvolvimento de crianças. Ambos contam com especialidades nesta área, onde deve se  desenvolver ações  e promoção à saúde e prevenção de doenças recorrentes desse período de vida. Assim, orientando sobre como a importância de estimular o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida; garantir a aplicação das vacinas do esquema básico de imunização; realizar vigilância do crescimento e desenvolvimento; orientar a respeito de como prevenir acidentes de acordo com a faixa etária da criança; avaliar o desenvolvimento neuropsicomotor e avaliar a função auditiva.

26544966387_88ef0b96cc_zDe acordo com o Ministério de Saúde é recomendado que a criança passe por sete consultas de rotina no primeiro ano de vida, sendo uma a cada mês. Além de duas consultas no segundo ano de vida. Já a partir de dois anos, consultas anuais. Vale ressaltar que crianças que necessitem de maior atenção devem ser vistas com maior frequência.

O médico pediatra Sérgio Arino falou sobre o passo a passo da puericultura relacionada a doenças mais prevalentes da infância e a importância do alimento materno.

“A nossa intenção é que essa capacitação possa oferecer ao corpo de profissionais melhor empenho, para que eles possam realizar melhor atendimento, um trabalho mais qualificado e humanizado para as crianças que são atendidas nos PSFs do município”, disse Luana, ressaltando ainda a sobre a continuação da capacitação, que está agendada para dia o 24 deste mês, de forma que outros médicos e enfermeiros participem.

©2018 - Desenvolvido por Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável