• Central de Atendimento:
  • 3639-1505 | 3639-1875
  • Nossa Estrutura
Em 11 de maio de 2018 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí
Biblioteca de Itaboraí aborda temas sobre cultura africana
FacebookTwitterGoogle+LinkedInEmailShare

DIVULGACAONo próximo dia 15 de maio (terça-feira), às 15:30h, a Biblioteca Municipal Joaquim Manuel de Macedo irá realizar a palestra: Representatividade e o Ensino da África: possibilidades de trabalhar o filme Pantera Negra  a partir da representatividade e os conteúdos relacionados à África. A palestra será realizada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), por meio do Núcleo de Pesquisa e Estudos em Geografia, Relações Raciais e Movimentos Sociais (NEGRAM), e a entrada será gratuita.

O NEGRAM se dedica ao fortalecimento das relações entre a produção de conhecimento e lutas sociais no campo da geografia. Compreendendo a multidimensionalidade dos princípios e mecanismos de exploração e hierarquização social constituintes da sociedade capitalista, tem como eixo principal de interlocução a luta antiracismo do Movimento Negro. As pesquisas são, neste sentido, organizadas em duas linhas principais: “Espacialidades dos movimentos sociais” e “Movimento Negro, lutas na escola e ensino de Geografia”.

Além da palestra, a Biblioteca Municipal também irá realizar contações de histórias com referência sobre a cultura africana no país, firmadas nos livros de Joel Rufino dos Santos (“O presente de Ossanha”, “A botija de ouro”, “Gosto de África”), um dos autores que serão homenageados na feira do livro das Escolas Municipais este ano. Além dos títulos citados acima, o livro “O cabelo de Cora” da autora Ana Zarco Câmara, também vem sido aplicado para as crianças, pelas contadoras Bianca Barboza e Susana Braga. Neste é abordado o preconceito racial, sofrido pela personagem Cora em sua escola.

Para a contadora de histórias Bianca Barboza, contar histórias é uma diversão, onde muita das vezes se emociona e precisa conter as lágrimas durante as apresentações. “Quando levei a Boneca Cora para conhecer a Biblioteca e ela me ajudou a contar histórias, no final das apresentações, a Cora queria um abraço e recebeu vários. Foi lindo ver tanto carinho e o cuidado das crianças colocando a Cora para ler livros. Na saída, acompanhei os grupos até a porta, com os olhos marejados”, ressaltou Bianca.

Conforme o gestor da Biblioteca, Wanderson Silvas, as contações de histórias serão realizadas diariamente com os visitantes da Biblioteca e às Escolas com prévio agendamento. Serão trabalhados livros, fantoches, instrumentos musicais e tendo como principal ferramenta de trabalho, as crianças, que poderão interagir e receber diretamente toda a magia das histórias. “O tema da cultura africana implementado nas atividades educativas da Biblioteca, viabilizam o ensino da história da África e dos africanos, da cultura africana e afro-brasileira. Nosso objetivo é tornar esse tema perceptível, resgatando o seu devido valor e importância”, destacou Wanderson.

A Biblioteca Municipal Joaquim Manuel de Macedo funciona na Praça Marechal Floriano Peixoto, nº39, Centro. Horário de funcionamento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações pelo email:bibliomacedo@itaborai.rj.gov.br

©2018 - Desenvolvido por Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável