• Central de Atendimento:
  • 3639-1505 | 3639-1875
  • Nossa Estrutura
Em 14 de maio de 2018 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí
Mais de 100 instituições participarão do Desfile Cívico Escolar em Itaboraí
FacebookTwitterGoogle+LinkedInEmailShare

34851960975_c092b08dfe_zA Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Educação realizará no próximo dia 22 de maio, data em que a cidade comemora 185 anos de emancipação político-administrativa e 451 anos de história, o Desfile Cívico Escolar 2018. O evento acontecerá na Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro, a partir das 8h e com previsão de término às 13h.

O desfile contará com 93 instituições municipais, incluindo escolas, a Clínica-Escola do Autista, o Centro de Referência de Educação Municipal de Idosos de Itaboraí (CREMII), o Núcleo de Atendimento Psicopedagógico da Educação Municipal (Napem), o Espaço de Atendimento ao Desenvolvimento Integral (EADI) e outros. Além de escolas estaduais e da rede privada de ensino, totalizando aproximadamente 10 instituições.

O prefeito de Itaboraí, Dr. Sadinoel Souza destacou que os desfiles cívicos escolares são tradicionais na cidade e é prestigiado por milhares de pessoas. “Este simbolismo acontece desde a década de 50 e não podemos perder esta tradição. Sempre fiz questão de participar e agora como prefeito não poderia ser diferente. É muito gratificante assistir aos trabalhos desenvolvidos pelas escolas”, disse o chefe do Executivo.

34688763002_90a9201fff_zAlém da Banda da Guarda Municipal, mais quatro bandas de escolas municipais participaram do evento, inclusive tocando para outras escolas. E ainda banda das escolas estaduais e da rede privada de ensino. As instituições serão divididas por polos. Cada instituição municipal poderá ser representada com 30 alunos no máximo e cinco funcionários, incluindo a direção da escola. Já as outras instituições poderão levar até 100 estudantes, além da banda.

Os alunos da rede municipal de ensino receberão lanche, água e transporte. Para os outros estudantes, fica por conta de cada instituição e/ou responsáveis. Haverá dois pontos de distribuição de água, sendo na concentração, na Rua São João e na dispersão, na Rua João Caetano.

Segundo o secretário municipal de Educação, Marcos Dias, o desfile cívico visa valorizar a história, memória e cultura do município e de suas várias comunidades. Além de dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pela rede municipal de ensino, tornando-os mais evidentes para a população local.

34719949931_252cc1c73e_z“Queremos sensibilizar os alunos para o reconhecimento de seu papel como sujeitos históricos, visando o fortalecimento de sua identidade e cidadania. E ainda valorizar a nossa cidade, com uma rica história que temos”, disse o gestor da pasta.

A equipe da Secretaria Municipal de Educação (Seme) estará a postos para orientar e acompanhar as escolas participantes. Além de servidores da Seme, o evento conta com apoio das secretarias municipais de Transportes; Segurança e Defesa Civil; Obras; Serviços Públicos; Saúde (que montará um posto médico no Sine de Itaboraí, com apoio da Samu); Desenvolvimento Social; Governo; Gabinete; Cultura, Esporte, Lazer e Turismo e o Itaprevi. Totalizando aproximadamente 300 servidores envolvidos no desfile.

Trânsito

Para o bom andamento do desfile e segurança dos estudantes e visitantes, a Prefeitura de Itaboraí contará com um esquema de trânsito. Dentre as ruas que serão interditadas, das 6h às 14h, no dia 22 de maio, estão: Rua Dr. Macedo (rua da delegacia); Rua João Caetano (rua do Teatro Municipal João Caetano); Rua São João (rua do Esporte Clube Comercial); Rua Dr. Pereira dos Santos (subida do Boticário); Rua Salvador de Mendonça (rua do Centro de Ensino Cristo Rei); Rua Coronel Antônio Leal (rua da Escola de Artes e Ofícios); Rua Fidélis Alves (rua da Secretaria Municipal de Fazenda) e a Rua do Bonfim (rua da Maçonaria). Todas ao entorno da Praça Marechal Floriano Peixoto, incluindo a Praça.

©2018 - Desenvolvido por Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável