• Central de Atendimento:
  • 3639-1505 | 3639-1875
  • Nossa Estrutura
Em 5 de junho de 2018 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí
Itaboraí elege novos membros para o Conselho Municipal de Saúde
FacebookTwitterGoogle+LinkedInEmailShare

42511222292_42d2f16de0_zOs novos membros do Conselho Municipal de Saúde foram empossados na última segunda-feira (04/06), na Câmara Municipal dos Vereadores, em Nancilândia. Os integrantes foram eleitos durante a 11ª Conferência Municipal de Saúde realizada nos dias 26 e 27 de maio.

A solenidade iniciou com a leitura, da Lei nº 1.148/1993, referente à instauração do Conselho Municipal de Saúde e as diretrizes contidas na Resolução nº 019/2018. Em seguida, o prefeito de Itaboraí, Dr. Sadinoel Souza parabenizou a todos e ressaltou que os conselheiros têm um papel fundamental na gestão. “Que este dia seja o início de um novo tempo para este ciclo da Saúde municipal. Coloco-me a disposição para que juntos possamos somar e melhorar a qualidade de vida da população” afirmou o chefe do Executivo.

O novo conselho é composto por 24 membros, sendo 12 titulares e 12 suplentes, atuando durante quatro anos de mandato iniciando no 1º de junho de 2018 e término em 30 de junho de 2022. O Conselho é dividido entre governo, prestação de serviço e usuários que são sindicato, associações entre outros. E tem a função de fazer o controle, acompanhamento e avaliação da Política Municipal de Saúde e da operacionalização do Sistema Único de Saúde (SUS). Os membros representam a sociedade civil, ou seja, toda população itaboraiense, sendo de relevante interesse público.

40754977610_3dfeb2321e_zO secretário municipal de Saúde e também presidente do Conselho Municipal de Saúde, Júlio César Ambrósio desejou sucesso aos novos integrantes e ainda ressaltou que gestores, usuários e Câmara de Vereadores sempre possam trabalhar juntos para avançar cada vez mais na área da Saúde. “Conseguimos realizar um fato histórico para a cidade de Itaboraí, com a renovação da maioria dos membros do Conselho. Que possamos sempre seguir atuantes, priorizando o diálogo e levando uma Saúde de qualidade a população”, relatou Júlio César agradecendo ainda a presença dos vereadores Agnaldo Coutinho e Joana Lage.

Na ocasião os conselheiros eleitos para membros do Conselho Municipal de Saúde, foram: a Secretaria Municipal de Saúde como prestadora de serviço; o Laboratório de Análise Clínica Anatomy e como suplente a Climagem. Entre os profissionais de Saúde, foram eleitos, representantes da Associação dos Agentes Comunitários a Endemias de Itaboraí; Associação dos Agentes Comunitários de Saúde de Itaboraí; Associação de Estratégia de Saúde da Família. E representando os usuários, Associação de Moradores e Amigos da Colônia; a Associação de Moradores e Amigos do Alto do Jacu; a Pastoral da Criança de Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Manilha; a Pastoral da Sobriedade; a Associação de Moradores do Loteamento Granjas Cabuçu e a Associação de Moradores de Nova Cidade.

41840981674_8bd0c02359_zO eleito conselheiro titular João Batista representando a Associação de Moradores e Amigos da Colônia afirmou sua felicidade em fazer parte de um grupo que vai fazer a diferença na Saúde municipal. “Como conselheiros temos o dever de fiscalizar, criar propostas e buscar novos recursos para proporcionar melhorias na política de Saúde no município”, João Batista.

Esteve presente acompanhando de perto a posse dos conselheiros, a conselheira estadual e suplente da metropolitana 02, Marinete de Paula.

Por Sabrina Peres

©2018 - Desenvolvido por Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável