• Central de Atendimento:
  • 3639-1505 | 3639-1875
  • Nossa Estrutura
Em 5 de junho de 2018 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí
Itaboraí realiza abertura da Semana do Meio Ambiente
FacebookTwitterGoogle+LinkedInEmailShare

42595780221_5039f25a75_zO Dia do Meio Ambiente, celebrado neste 05 de junho, foi comemorado em Itaboraí com uma série de ações voltadas para preservação e conscientização ambiental. Com iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, as atividades acontecem até a próxima quinta-feira (07/06), na Praça Marechal Floriano Peixoto, todas gratuitas.

Na abertura, que aconteceu no Salão Nobre da Prefeitura de Itaboraí, o Prefeito Dr. Sadinoel Souza ressaltou a importância da preservação. “A figura mais importante do Meio Ambiente somos nós seres humanos e estamos nos matando. Não tem como falar de Meio Ambiente sem falar na humanidade. Somos responsáveis por tudo aquilo que cativamos. E para construirmos um mundo novo é preciso de amor, o que está faltando em nós. Falamos em conservar a mata, as nascentes e não estamos cuidando da nossa raiz, que é o ser humano e é ele quem estamos nos matando”, disse Sadinoel.

42545412062_65f4009cb7_zNa ocasião, os participantes tiveram oportunidade de assistir palestra com Maurício Muniz, biólogo e analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio e chefe da Área de Proteção Ambiental – APA de Guapimirim e Estação Ecológica  – ESEC da Guanabara. Ele trabalhou informações sobre os níveis de poluição e a importância de manter o ambiente limpo. Na ocasião, Rafael Vieira, representante do Rio Mix Itaboraí, mostrou atitudes simples que sua empresa adotou em prol da preservação do ambiente e vem apresentando bons resultados.

A secretária municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Paloma Martins, mostrou que Meio Ambiente engloba tudo que nos cerca. “Quando falamos de Meio Ambiente pensamos logo na flora, na fauna, mas é muito além disso. Temos que pensar também no Meio Ambiente cultural, social e é nossa parte trazer todas essas vertentes e trabalhar cada uma delas dentro do município”, disse Paloma.

40788876320_b1deba4366_zO evento seguiu na parte da tarde com barracas montadas ao redor da Praça, com distribuição de mudas de plantas; demonstração de materiais reutilizados, como pneus; oficina de corte e costura; venda de alimentos orgânicos, como geleias, frutas, pães, verduras. Nas ações do dia três escolas municipais participaram da programação, sendo a Ângelo Buriche Coutinho, em Curuzu; Clara Pereira de Oliveira, em Nova Cidade e Professor Milton Rodrigues Rocha, no Areal. Aproximadamente 14 profissionais da Educação e 60 alunos participaram das atividades ao ar livre e ainda ganharam lanche, pipoca, maçã do amor e algodão doce.

42545410042_33df4e00d5_zA professora Danúbia da Silva Rodrigues Campos foi prestigiar o evento e  comentou a importância de educar as crianças para adotarem hábitos ambientais responsáveis para a preservação do Meio Ambiente. “Achei as atividades bem interessantes, principalmente a tenda de frutas e verduras orgânicas. Elas ensinam as crianças que não é necessário utilizar agrotóxico nos alimentos, porque prejudica a Saúde. Além de mostrar que preservar o Meio Ambiente é primordial, se isso não for feito estaremos prejudicando a nós mesmos. Precisamos trazer as crianças e mostrar que o lixo precisa ser jogado em lugar certo. A coleta seletiva é importante para que a reciclagem seja feita, hoje em dia essas questões são primordiais na educação”, ressaltou Danúbia.

O dia seguiu com exposição ao ar livre de artistas circenses do Circo De La Costa, realizando apresentações, com uso de energia solar. Assim, demonstrando para as crianças na prática como podemos deixar de agredir o planeta, com o uso de energia limpa.

40788875940_f2c56abce4_zAs ações terão continuidade nos próximos dias com distribuição de sabão líquido feito com óleo de cozinha; coleta de lixo eletrônico; distribuição de mudas frutíferas e de crotalárias, vegetal que atrai uma libélula que é predadora do mosquito da dengue. Tudo de graça, das 10h às 13h, na Praça Marechal Floriano Peixoto, Centro.

Segue a programação:

Quarta-feira 06/06

10h – Projeto Antidengue:

Exposição de material biológico relacionado ao ciclo do mosquito Aedes aegypti;

Teatro educativo para crianças;

Gincanas e brincadeiras educativas para crianças;

Aferição de Pressão e Glicemia.

10h – Exposição de artesanatos confeccionados reutilizando pneus

10h – Exposição de fotos sobre o meio ambiente e a cidade de Itaboraí

10h – Capoterapia

10h – Coletivo Ponte Cultural – Espetáculo “A Boneca e a Borboleta”

10h – Tenda sobre o Parque Paleontológico São José de Itaboraí

13h – Blitz Ambiental

Quinta-feira 07/06

10h – Capoterapia

10h – Exposição de fotos sobre o meio ambiente e a cidade de Itaboraí

10h- Workshop Ecosol:

Fabricação de sabão utilizando óleo de cozinha

Distribuição de sabão líquido feito com óleo de cozinha

10h – ICMBIO – APA – Guapimirim – Exposição sobre a APA de Guapimirim e a Estação Ecológica da Guanabara.

13h- Blitz Ambiental

13h – Atividades ao ar livre por equipe circense

Por Marcely Figueiredo

©2018 - Desenvolvido por Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável