• Central de Atendimento:
  • 3639-1505 | 3639-1875
  • Nossa Estrutura
Em 8 de junho de 2018 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí
Itaboraí encerra atividades da Semana do Meio Ambiente
FacebookTwitterGoogle+LinkedInEmailShare

42654842541_7af2bd8d85_hA Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, promoveu nos dias 5, 6 e 7 de Junho, na Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro, a Semana do Meio Ambiente. O objetivo foi comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, além de orientar a população sobre a preservação natureza.

A ação com o tema “Mudanças Climáticas”, envolveu uma série de atrações atendendo adultos e crianças. Dentre a programação, palestras informativas e educativas sobre preservação do Meio Ambiente e orientação sobre os cuidados com a Dengue; distribuição de mudas de plantas; verificação de pressão e glicemia; oficinas; coleta seletiva; exposições de produtos orgânicos; teatro educativo para crianças; apresentação circense; fabricação e distribuição de sabão utilizando óleo de cozinha; coleta de lixo eletrônico; exposição de artesanatos confeccionados com materiais reutilizados; além de gincanas e brincadeiras educativas para crianças.

41937093254_fddc06f21a_zO prefeito de Itaboraí, Dr. Sadinoel Souza esteve presente prestigiando o evento e pode acompanhar de perto todas as atividades que estavam sendo desenvolvidas junto com as crianças da rede municipal. “Quero parabenizar as equipes envolvidas no evento, porque está tudo muito organizado e bem planejado. É muito importante promover ações como estas e mostrar a população que o Meio Ambiente não pode ser esquecido, nós que o fazemos e precisamos preservá-lo”, disse Sadinoel.

Segundo a secretária municipal de Meio Ambiente, Paloma Martins, durante os três dias de evento cerca de três mil pessoas participaram das atrações. Para Paloma, as expectativas foram alcançadas e o trabalho de conscientização ambiental continuará durante todo o ano. “Ficamos muito contentes com a participação do público e acredito que o objetivo foi alcançado. Conseguimos mostrar formas diferentes de proteger o Meio Ambiente e levamos conhecimento às crianças, que são os grandes multiplicadores de informação. A nossa intenção é promover mais eventos como este no município para auxiliar ainda mais na conscientização ambiental”, comentou Paloma.

28781469138_316516f137_zDe acordo com a coordenadora do Projeto Antidengue, Marisa Malec, o propósito do projeto é levar orientação e conscientização para população, para que não tenham focos e nem criadouros do mosquito Aedes aegypti. Desta forma reduzindo a incidência do mosquito na cidade. “Nossa meta é fazer com que essas informações não fiquem somente por aqui neste evento, e sim que toda orientação seja disseminada entre as pessoas, sendo crianças e adultos. Nós trabalhamos com produtos de controle das larvas do mosquito, monitoramento e também com a parte educativa, pois só conseguimos mudar as coisas através da educação”, frisou Marisa.

42654844211_e37a0fbc47_zAlunos e professores de diversas escolas, além da população prestigiaram os três dias de evento. Entre elas, as escolas municipais Prefeito João de MagalhãesJoão Augusto de Andrade e Cemei Visconde de Itaboraí. Parabenizando a equipe pela organização do evento, a professora Fernanda Ferreira Leite, comentou sobre a importância da orientação sobre os cuidados com a Dengue e sobre a educação ambiental.

“Achei essas atrações muito interessantes, de forma que contribuem bastante com a educação, principalmente para nossas crianças. E através dessas brincadeiras eles conseguiram aprender muito sobre a Dengue e sobre como cuidar do Meio Ambiente em que vivemos. Através destas brincadeiras foi reforçado o que nós já conversamos dentro da sala de aula. E na realidade é esse o caminho, construir com eles desde pequenos, esse cuidado e respeito com o Meio Ambiente, para que possamos ter um futuro melhor”, destacou Fernanda.

28781467858_75bff4bd6a_z

Por Angélica Nascimento

©2018 - Desenvolvido por Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável