• Central de Atendimento:
  • 3639-1505 | 3639-1875
  • Nossa Estrutura
Em 11 de junho de 2018 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí
Programa Esporte e Cidadania para Todos beneficia crianças e jovens de Itaboraí
FacebookTwitterGoogle+LinkedInEmailShare

27808131237_7a659148d0_zA Prefeitura de Itaboraí, por meio das secretarias municipais de  Desenvolvimento Social e de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, em parceria com Universidade Federal Fluminense (UFF) e o Ministério do Esporte realizou na última quinta-feira (07/06), no Salão Nobre da Prefeitura, uma reunião para apresentar o Programa Esporte e Cidadania para Todos. O programa visa propostas de atividades esportivas para crianças, adolescentes e jovens, com idade entre 6 a 21 anos, que vivem em situação de vulnerabilidade social. E em Itaboraí acontece em dois núcleos, atendendo mais de 500 pessoas.

O prefeito de Itaboraí, Dr. Sadinoel Souza ressaltou a importância de ter um programa importante como este na cidade. “Estou contente por ter esse projeto implementado na cidade, porque promove a inclusão social e leva o esporte a todos. Mais vale uma criança acolhida do que na rua. Agradeço imensamente a juíza Rosana Albuquerque pela presença, ao Ministério do Esporte e também a UFF por seu trabalho formidável”, destacou o chefe do Executivo.

A juíza da 1ª Vara da Família, Criança, Juventude e Idoso, Rosana Albuquerque relatou que o esporte é uma forte ferramenta e certamente este projeto dará muito certo. “Ter esse momento é de suma importância, pois podemos fortalecer a parceria intermunicipal, reforçando o diálogo e as políticas públicas e sociais”, disse a juíza.

27808131907_c417768049_zO representante da UFF, Francisco Barreto apresentou durante a reunião propostas para atividades esportivas para todos os envolvidos, inclusive aqueles em conflitos com a lei. O Esporte e Cidadania para Todos já funciona há mais de um ano no Estado do Rio de Janeiro. O programa iniciou com 56 núcleos, sendo dois em Itaboraí, nove no Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase) e outros distribuídos pelos municípios do Estado. Atualmente houve uma expansão com mais de 100 núcleos para atender um maior público. Em Itaboraí, o projeto promove diversos benefícios para a cidade e ainda aproxima a UFF, Ministérios, Assistências e Secretarias.

A previsão para o próximo ano é ampliar o número de núcleos. Hoje Itaboraí conta com dois núcleos. Um é localizado no bairro de Joaquim de Oliveira, na quadra poliesportiva da Associação de Moradores e Amigos do Bairro Joaquim de Oliveira (Amabarjo), contendo as modalidades de jiu-jítsu, futsal e vôlei. E aulas acontecem duas vezes por semana, as terças e quintas-feiras, nos turnos manhã e tarde. O outro núcleo fica em Venda das Pedras, com aulas as segundas e sextas-feiras, nos turnos manhã. E é composto pelas atividades de natação, hidroginástica, futebol, zumba e treinamento funcional. Além das aulas de jiu jitsu, que acontecem as terças-feiras, manhã e tarde.

Todos os participantes têm direito a um kit de uniforme para atividades de quadra e kimonos para praticar jiu-jitsu. Os interessados devem se direcionar aos núcleos para realizarem as inscrições.

O encontro contou com a presença do secretário municipal de Desenvolvimento Social,  Leônidas Souza; o secretário municipal de Educação, Marcos Dias; o secretário municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Fernando Roscio; o procurador geral do município, Dr. Antônio  Dias; o subsecretário de Desenvolvimento Social, Estevan Simão; a assessora pedagógica, Ellen Lopes; o responsável pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Itaboraí  no Rio de Janeiro, Rafael Chame.

©2018 - Desenvolvido por Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável