• Central de Atendimento:
  • 3639-1505 | 3639-1875
  • Nossa Estrutura
Em 12 de junho de 2018 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí
Itaboraí celebra 198 anos de Joaquim Manuel de Macedo
FacebookTwitterGoogle+LinkedInEmailShare

A Biblioteca Municipal de Itaboraí está preparando uma programação especial para comemorar os 198 anos de Joaquim Manuel de Macedo, escritor itaboraiense que deu nome a Instituição. Uma exposição formada por livros, documentos e fotografias, obras raras de Joaquim Manuel de Macedo ficarão a mostra durante todo o mês de junho e poderá ser visitada gratuitamente.

No dia 19, às 10h, segue o ciclo de palestras étnico-raciais, com o tema “O que é preconceito?”, além de um debate sobre o livro “Homônimo”, do autor Joel Rufino dos Santos, ministrado por André Cruz.

Para o dia 25, das 9h às 13h, está programada uma roda de conversa sobre a história dos Oleiros de Itaboraí, com uma oficina de cerâmica, destinada aos alunos da rede municipal.

Já no dia 26, às 10 horas, a Biblioteca recebe o autor Marcelo Alves, que realizará o lançamento do seu livro “Machado de Assis Caçador de Monstros”, com uma roda de conversa sobre histórias em quadrinhos.

E finalizando a programação de aniversário, no dia 28, às 9h, será realizada uma visita orientada pelo Centro Histórico de Itaboraí. Logo após o professor Carlos Alexandre Chavão e o escritor Nini Alcântara, um dos homenageados na Feira do Livro de Itaboraí deste ano participarão de uma roda de conversa sobre a vida e obra de Macedo, seguida de poesias, músicas e contos. Na parte da tarde, às 13h, será realizada uma segunda visita ao Centro Histórico e a roda de conversa será realizada pela professora Regina Ferreira.

Os eventos são abertos ao público e segundo Wanderson Silvas, gestor da Biblioteca Municipal Joaquim Manuel de Macedo, o escritor foi fundamental para a história de Itaboraí e para a literatura brasileira, sendo lembrado até hoje como ilustre da cidade.

“O objetivo principal é repassar o conhecimento da nossa história, mantendo viva a memória de Macedo, principalmente à nossa cidade. Dando espaço a novos artistas e autores, que serão futuras referências ilustres em Itaboraí”, destaca Wanderson Silvas.

A Biblioteca Municipal Joaquim Manuel de Macedo fica na Praça Marechal Floriano Peixoto, nº 39, Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Joaquim Manuel de Macedo

Escritor e filho ilustre da cidade, nascido em 24 de junho de 1820. Além de romancista, foi poeta, cronista e dramaturgo. Chegou a se formar em Medicina, em 1844, mas nunca exerceu a profissão. No mesmo ano estreou na literatura com ‘A Moreninha’, primeira obra literária brasileira a se tornar sucesso de público. O autor escreveu outros dezessete romances, dezesseis peças de teatro e um livro de contos. O escritor morreu em 11 de abril de 1882.

Por Marcely Figueiredo

©2018 - Desenvolvido por Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável