• Central de Atendimento:
  • 3639-1505 | 3639-1875
  • Nossa Estrutura
Em 12 de junho de 2018 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí
Formação sobre escrita de textos acadêmicos reúne professores em Itaboraí
FacebookTwitterGoogle+LinkedInEmailShare

40947850680_7f553bd645_zCerca de 30 professores da rede pública de ensino de Itaboraí iniciaram na manhã desta terça-feira, 12 de junho, uma formação voltada para o ensino da escrita de textos acadêmicos, em parceria com a Universidade Federal Fluminense – UFF. O ciclo de oficinas é uma proposta da Sala de Leitura, da coordenação de Projetos Estratégicos da subsecretaria de Ensino da Educação, em parceria com o Programa de Alfabetização e Leitura da Universidade Federal Fluminense – PROALE/FEUFF.

O objetivo é formar os professores docentes de literatura que atuam nas Salas de Leitura da rede municipal de ensino para produção de trabalhos acadêmicos com uma escrita adequada dos textos.

40947850010_d70714f6a6_zDe acordo com a assessoria das Salas de Leitura e Bibliotecas Escolares de Itaboraí, a intenção de oferecer a formação é preparar os professores para realizarem um trabalho efetivo, com linguagem e termos adequados. Além de dar a oportunidade de preparem uma excelente apresentação para futuras ocasiões, como jornadas e outras que surgirem.

“Quando soube do curso de letramento acadêmico, que é realizado na UFF, tivemos interesse de trazê-lo para nossos professores e hoje estamos realizando o primeiro dia do ciclo de oficinas que será ministrado em três momentos”, comentou a assessora Ana Paula Botelho, explicando ainda que esta oficina terá continuidade nos dias 10 de julho e 21 de agosto.

40947850010_d70714f6a6_zMinistrado pela professora e pesquisadora, Jéssica do Nascimento Rodrigues, da UFF, todos os participantes irão receber certificado ao concluírem a atividade, que também contará com parte dinâmica e compartilhamento de experiência entre os professores.

“Em 2015 comecei a discutir, ler e pesquisar o letramento acadêmico. Antes disso eu estudava o ensino da escrita no Ensino Fundamental e quando comecei a atuar como docente passei a me preocupar também com a escrita e a leitura no ambiente acadêmico. No Brasil existem pouquíssimas pesquisas sobre esse assunto e também não há iniciativas como esta que oferecem capacitação, é praticamente inexistente”, disse Jéssica, comentando que para este curso que ministra existe uma lista de espera por estudantes, professores e demais profissionais interessados na capacitação voltada para o letramento acadêmico.

“Estou muito feliz em poder fazer parte desta capacitação tão interessante e poder aprimorar o meu trabalho, além de disseminar essas informações com meus colegas da escola. A iniciativa vai gerar frutos e bons resultados”, disse a coordenadora da Escola Municipal João Augusto de Andrade, Sabrina Rodrigues.

Por Marcely Figueiredo

©2018 - Desenvolvido por Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável