• Central de Atendimento:
  • 3639-1505 | 3639-1875
  • Nossa Estrutura
Em 13 de junho de 2018 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí
Escola de Artes e Ofícios inicia comemoração de aniversário
FacebookTwitterGoogle+LinkedInEmailShare

41875667605_0db945c0d7_zComeçou nesta quarta-feira (13/06), o 2º Workshop especial de comemoração pelos 28 anos de existência da Escola de Artes e Ofícios Professor Washington Luiz José da Costa. Os alunos matriculados na escola e a população puderam participar de diversas oficinas gratuitas, levando apenas uma caixa de leite integral, de 1 litro e uma lã para bebê de 40 gramas.  Ministrada pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, a unidade finalizará a programação nesta quinta-feira (14/06), das 9h às 15h, com inscrição a ser realizada na própria instituição, no mesmo dia das oficinas.

Dentre as oficinas ministradas no primeiro dia de evento, estão: a de Mandala; Decoupage MDF; Costura Criativa; Coast Corrente; Feltro; Automaquiagem; Spa Facial; Depilação e Sapatinhos do Bem, divididas entre os turnos manhã e tarde. Já nesta quinta-feira (14/06) acontecerão as oficinas de Laços; Boneca Chaveiro; Boneca Essência; Feltcolor; Depilação, Spa Facial e Sapatinhos do Bem. Além de leitura dramatizada, com Zeca Palácio. Também nesta quinta-feira (14/06), às 15h, está programada uma grande cerimônia de celebração, com homenagens, abraço simbólico e bolo decorado.

41875668415_42af43ec64_zA participante da oficina de Costura Criativa, Iracenilda Coutinho ficou encantada com a aula. “Eu simplesmente amei. Não sabia pregar viés e a professora me ensinou um truque. Esta oficina foi um aprendizado para mim que tanto gosto de costura, e ainda recebemos um porta alicate e tesoura de unha, que fizemos”, disse Iracenilda.

Segundo a artesã Valéria Soares, que ministrou a oficina de Costura Criativa, ela apaixonou-se pela modalidade deste artesanato. “Eu faço de tudo um pouco, como, crochê, tricô e outros, mas quando conheci a costura criativa me apaixonei. Este porta alicate e tesoura de unha, por exemplo, pode ser vendido de R$ 8 a R$ 10 e é uma forma de ajudar na renda financeira de muitas famílias. São produtos vendáveis e de baixo custo para confecção, além de ser uma lembrança bonita e barata”, disse Valéria, que participa de feiras de artesanato, com venda de nécessaires, porta celular e documentos e outros.

A diretora da Escola de Artes e Ofícios, Verônica Antunes ressaltou que atualmente a instituição conta com 730 alunos matriculados, divididos em dezenas de cursos, como pintura em tecido, feltro, crochê, tricô, tear, reciclagem, pintura em tela, entre outros. O projeto tem o intuito de contribuir para a fonte de renda dos munícipes e incentivar a arte.

42058876184_872fbf976b_z“É gratificante poder participar deste momento tão importante para a instituição e oferecer diversas oficinas para os alunos e população. Para a celebração de amanhã convidei todas as ex-diretoras da Escola de Artes e Ofícios, porque todas fazem parte desta história. E quero agradecer pelos parceiros deste workshop, que contribuíram com materiais, professores e outros”, disse Verônica destacando que a escola está a 28 anos transformando sonhos em oportunidades.

Todas as caixas de leite arrecadadas no ato das inscrições serão doadas para abrigos de crianças no município e as lãs para bebês serão transformadas em “Sapatinhos do Bem”, projeto desenvolvido na escola desde o início do ano, que beneficia os bebês nas maternidades. A Escola de Artes e Ofícios fica na Rua Coronel Leal, nº 76, Centro. Informações por meio do telefone: 2635-2717.

Abaixo, a programação:

14/06 – Quinta-feira

Oficina de Sapatinhos do Bem (Ivani Lopes e Silvia Marta)

Oficina de Laços (Jaqueline Costa)

Oficina Boneca Chaveiro (Rita Borges)

Oficina Boneca Essência (Jussara Pereira)

Oficina Feltcolor (Raquel Favilla)

Depilação (Crislaine Torres)

Spa Facial (Débora Diniz)

Leitura Dramatizada (Zeca Palácio)

Por Thaís Azevedo

©2018 - Desenvolvido por Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável