Em 29 de junho de 2018 por Comunicação / Prefeitura Municipal de Itaboraí
Proerd forma 265 alunos da rede municipal de ensino em Itaboraí
FacebookTwitterGoogle+LinkedInEmailShare

42188376075_b42af1fb73_zNa manhã desta sexta-feira (29/06), a Prefeitura de Itaboraí, através da Secretara Municipal de Educação e a Coordenação de Projetos Especiais, em parceria com o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à violência (PROERD), realizou a formatura de alunos da Educação Infantil e séries iniciais do PROERD.

O prefeito de Itaboraí, Dr. Sadinoel Souza agradeceu a presença de todos e o apoio da Polícia Militar pela atuação no programa implantado nas escolas municipais, permitindo um trabalho de integração entre a escola, educação e Polícia Militar. “É de muita satisfação fazer parte deste momento de festa. Que cada um de vocês alunos possam ser transformadores desta terra prometida e que nos possamos ser ferramentas para ajudá-los. Este programa funciona bem no município e vamos continuar com este notório trabalho”, afirmou o chefe do executivo ao lado do deputado federal Altineu Côrtes, frisando a sua interlocução feita em Brasília para trazer recursos para município de Itaboraí.

42188374915_b4d4c550ed_zA cerimônia de formatura reuniu, ao todo, 265 alunos das escolas municipais Neuza da Silva Sales, em Vila Gabriela; Arquimedes de Andrade, em Calundu e Clara Pereira de Oliveira, em Nova Cidade. Além de pais, professores, amigos e autoridades. No programa o segmento da Educação infantil tem aulas uma vez na semana, com duração de 30 minutos, sendo aplicadas por instrutores que são policiais militares.

Segundo o coordenador do Programa, o subtenente Cabral, o Proerd tem uma grande importância, pois ajuda na prevenção e combate as drogas, violência e bullying, preparando a criança, de modo atrativo e dinâmico, para lidar com possíveis ofertas de drogas e vícios em geral. “Tenho o sentimento de dever cumprido por concluir mais esta formatura com nossos alunos, que a cada dia possamos sempre passar o melhor para eles. Atuamos na prevenção, abordando conceitos básicos, possibilitando as crianças e jovens adquirirem conhecimento quanto à prevenção do uso de drogas, violência e bullying”, relatou o subtenente Cabral.

42188375545_b5c7bf253c_zO secretario municipal de Educação, Marcos Dias, relatou sobre a importância de introduzir esses assuntos que são presentes na vida das crianças desde pequenos. “Durante o evento foi ressaltado um fato importante sobre o bullying que é algo sério, e é preciso que nossas crianças entendam e aprendam a praticar a fraternidade uns com os outros. Pois hoje, infelizmente, temos um grande índice dentro das escolas de intolerância”, disse Marcos Dias.

No decorrer do evento a companhia de teatro da Polícia Militar chamada “Disse que” apresentou a peça “De olhos bem abertos” para todos os presentes, de forma descontraída e interagindo com o público, focando no tema bullying. Permitindo os presentes aprenderem a dizer não a todo preconceito. Ao final do evento todos os estudantes  receberam seus diplomas e o leão, mascote do PROERD esteve presente fazendo a alegria das crianças e cantando o hino do Programa.

28224064327_742ee72595_z“Estou encantada com esse programa. Pude perceber uma mudança de comportamento do meu filho, está mais tranquilo. Quando ele chega em casa sempre conta tudo e ensina o que aprendeu para o meu filho mais velho, espero que este trabalho perdure por muitos anos”, ressaltou Cláudia Knollek, mãe do Rodrigo.

Kailane Torres, da Escola Municipal Arquimedes de Andrade, relatou estar feliz ao receber seu diploma. “Gostei muito da peça que assisti hoje e de tudo que aprendi nas aulas do Proerd”, afirmou à pequena Kailane.

Ainda estiveram presentes os vereadores Paulo Alves e Sandro Construforte.

Por Sabrina Peres

©2018 - Desenvolvido por Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável